Água de poço coletivo só pode ser consumida após vistoria da Prefeitura

29 de Abr de 2015 Vladimir Ribeiro
Autorização para abertura de poços é dada pelo DAEE; Prefeitura monitora a qualidade da água dos poços artesianos

Técnicos da Vigilância Ambiental da Prefeitura de São Bernardo monitoram a qualidade da água dos poços artesianos de uso coletivo da cidade. Nos casos em que a água esteja inapropriada ao consumo humano, esses profissionais podem solicitar a readequação dos poços ou até mesmo seu fechamento.

Em 2013, a cidade tinha cadastrados cerca de 115 poços e, em 2104, esse número chegou a 140. Para ter um poço artesiano é necessário obter licença de perfuração no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), ligado ao Governo do Estado. Esse tipo de poço é utilizado principalmente por hotéis, motéis, indústrias e condomínios do município.

O gerente da Vigilância Ambiental, Rodrigo Romão, explicou que, quando um novo poço é perfurado, o DAEE informa a Prefeitura, que passa a fazer o controle da qualidade da água. “Esse trabalho é feito por meio da coleta de amostras na saída do poço, que são analisadas no Laboratório Municipal de Saúde Pública ou no Instituto Adolfo Lutz”, disse.

Segundo o gerente, as análises começam depois que o órgão estadual envia à Vigilância a documentação de regularização do poço. “Porém, como isso pode demorar algum tempo, fazemos um trabalho proativo, buscando por novos poços na cidade. Em tese, o consumo da água pelos moradores, inclusive por questões de saúde, só pode começar depois que é feita essa análise pela Vigilância”, afirmou.

Alguns dos locais onde há a análise da qualidade da água são unidades de saúde e escolas municipais. As unidades escolares, de acordo com Romão, são visitadas ao menos uma vez ao ano.

Romão ressaltou que a Vigilância fiscaliza apenas os poços de uso coletivo, como os existentes em condomínios, empresas e shoppings. No caso dos poços artesianos de uso individual, o munícipe também deve ter uma autorização do DAEE para fazer a perfuração e o departamento municipal presta esclarecimentos. “Sempre indicamos usar essa água para lavagem de jardim, quintal e banheiro e continuar usando água da rede para consumo”, disse.

Os munícipes que precisam de orientações sobre a qualidade da água de poços artesianos residenciais podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental por meio do telefone 4128-5502. Já denúncias devem ser direcionadas à ouvidoria da saúde por meio do telefone 4127-5123.