Alunos da rede pública encerram ano com mostra cultural e plantio de mudas

04 de Dez de 2015 Niceia de Freitas
Com enfoque na sustentabilidade, haverá caminhada em vários bairros; durante a semana foram plantadas 119 mudas

As escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Bernardo encerram o ano letivo com mostra cultural e ações de sustentabilidade neste sábado (5), em diversos locais da cidade, a partir das 8h. Entre os destaques das atividades, mais de três mil alunos sairão em caminhada em trajetos próximos de cada unidade. As ações contam com apoio de agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal (CGM).

A programação faz parte do Sábado Letivo, compensação de dias e feriados, com a participação das 73 escolas da rede. Além disso, envolve famílias e pessoas da comunidade para apresentação dos projetos pedagógicos realizados ao longo do ano.

Entre as unidades que farão caminhada, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Cassiano Faria, na Vila Gonçalves, que tem mil alunos e adotou o tema ‘O futuro do planeta: isso é problema meu!, que alerta para o consumo racional de água e energia elétrica e destinação adequada do lixo, com enfoque para a coleta seletiva.

Os alunos de outras escolas que sairão pelas ruas do entorno, também com enfoque na sustentabilidade, são os da Benedito José de Morais, no Ferrazópolis, com mil alunos; Geraldo Hypólito, Jardim do Mar, com 424 alunos; e Helena Zanfelicci, Bairro dos Finco, com 600 alunos.

No próximo sábado (12) também haverá encerramento das unidades da Educação Infantil com ações em todas as 110 unidades de São Bernardo.

Plantio - Como parte das atividades de encerramento, alunos de três escolas realizaram nesta semana, entre quarta (2) e sexta-feira (4), plantio de 119 mudas nativas de 12 espécies da Mata Atlântica, entre as quais frutíferas. A iniciativa é medida compensatória por obras públicas e privadas licenciadas pela Prefeitura.

As mudas foram escolhidas pelos próprios alunos das Emebs que participaram do plantio: Júlio Atlas, Paulicéia; Professora Ermínia Paggi, Nova Petrópolis; e Professora Janete Mally Betty Simões, Baeta Neves. Entre as espécies eleitas estão embaúba, pau formiga, jequitibá rosa, cereja do Rio Grande, goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Todas terão placas de identificação.

Os alunos também receberam orientações sobre as funções ambientais da arborização urbana, que contribui para a melhoria do microclima e da absorção de água, além do embelezamento da cidade.

Desde 2013, já foram plantadas no município, como compensação ambiental, mais de 15 mil mudas em áreas particulares e públicas, com prioridade para a recuperação e arborização ao longo das principais vias, praças e rotatórias.

A diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental Paula destacou que a ideia é inserir os alunos em atividades de recuperação e conservação ambiental. “Eles se tornam multiplicadores, compreendem a importância das árvores na cidade e compartilham isso com os pais e amigos, de modo que esses também façam a sua parte.”