Alunos do CEU Celso Daniel realizam concertos instrumentais neste sábado

03 de Dez de 2015 Aglaupe Grana
Apresentações são resultado do projeto ‘Música da Gente’, que ensina a linguagem musical em escolas públicas

Os alunos que participam do projeto ‘Música da Gente’ se apresentam neste sábado (5) no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Augusto Daniel, no Bairro Cooperativa. O dois concertos instrumentais serão realizados às 10h e às 14h. Vão se apresentar cerca de 350 alunos da escola, com idades entre 9 e 11 anos.

Coordenado pelo educador e musicólogo Carlos Kater, o ‘Música da Gente’ tem como meta não apenas ensinar música em escolas públicas, mas usar essa linguagem para contribuir para o processo de aprendizagem das crianças.

Nas aulas, os alunos recebem orientações sobre a construção de instrumentos, alfabetização musical e realizam atividades como jogos sonoros, brincadeiras de mão, interpretação vocal e instrumental, além de improvisação e criação de músicas de diferentes estilos.

Além das apresentações, os alunos do CEU ainda preparam DVD com 30 faixas instrumentais compostas pelas próprias crianças. O lançamento está previsto para o início de 2016.

Essa é a segunda escola pública de São Bernardo que recebe o ‘Música da Gente’. A primeira foi a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Arlindo Miguel Teixeira, no Bairro Assunção, entre 2013 e 2014. Na época, participaram do projeto cerca de 300 alunos.

O projeto ‘Música da Gente’ é uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Bernardo e conta com o patrocínio, via Lei Rouanet, da Scania.