Antigos moradores são homenageados dando nome a equipamentos públicos

10 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Centro de Especialidades Odontológicas, viaduto e Policlínica Alvarenga recebem nomes de moradores atuantes na cidade

“Ele era amigo e, por vezes, fazia papel de psicólogo dos pacientes. Além disso, militou muito para que as áreas verdes do Nova Petrópolis e da Vila Duzzi fossem mantidas. Essa homenagem é algo que não tem preço”, destacou Célia Maria Faiardo Peixoto, esposa do cirurgião dentista Vanir Luiz Peixoto, que emprestará seu nome para o Centro de Especialidades Odontológicas/Brasil Sorridente do Silvina.

O dentista foi um dos homenageados nesta terça-feira (10) com a sanção de leis, por parte do prefeito de São Bernardo do Campo, que dão nomes a três equipamentos públicos municipais. Os demais são o viaduto da Avenida José Odorizzi, que passou a se chamar Mamãe Clory e a Policlínica Alvarenga, agora denominada Policlínica Padre Adelino Carlos de Carli.

A presidente da Associação Cristã Verdade e Luz, Soely Marques Gozzi, afirmou que é uma honra dar continuidade ao trabalho iniciado nos anos 1960 por sua mãe. “Ao longo da vida, Mamãe Clory teve mais de mil filhos. Hoje alguns estão no Canadá, Portugal, França, Itália, entre outros locais. É um trabalho que muito nos honra e que dá certo”, disse.

O prefeito disse que cada um dos homenageados desenvolveu um trabalho para a transformação da cidade seja na área social, saúde, militância ou dando guarida a trabalhadores que eram perseguidos naquele período da história do País. “Tive a sorte de conhecer os três homenageados e ver de perto o que eles fizeram por essa cidade, que é algo que ficará para sempre na história de São Bernardo”, afirmou.

Homenageados - Natural do Rio Grande do Sul, Clory Fagundes Marques desempenhou importante papel social em São Bernardo. Mamãe Clory, como era conhecida, acolhia a todos que batiam a sua porta na busca por auxílio e abrigo. Na década de 1960, com a ajuda da Prefeitura de São Bernardo, foi fundada a Associação Cristã Verdade e Luz, conhecida como Lar Mamãe Clory. O local, além de amparar crianças e adolescentes, também atende idosos e deficientes. Clory morreu em 2011, mas o legado de seu abrigo, que hoje atende a mais de 100 crianças, permanece.

O cirurgião dentista Vanir Luiz Peixoto, natural de Jundiaí e falecido há dois anos, adotou São Bernardo e lutou por uma cidade mais humanizada militando na sociedade amigos de bairro Nova Petrópolis. Foi um dos defensores de área verde central no bairro e na Vila Duzzi.

Foi em 1975 que o gaúcho Padre Adelino Carlos de Carli, vindo do Rio de Janeiro, chegou em São Bernardo para ser vigário paroquial na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora da Boa Viagem. Ele foi responsável por dar guarida aos metalúrgicos durante a campanha salarial de 1980, liberando a Igreja Matriz de São Bernardo para a realização de assembleias sindicais. A intenção de Padre Adelino era encerrar suas atividades em São Bernardo, mas em 2012 faleceu no Rio de Janeiro.