APL de Defesa faz parceria para negócios com a Marinha do Chile

16 de Jan de 2015 Niceia de Freitas
Articulação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo

As empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa do Grande ABC podem ser fornecedoras de produtos e serviços para demandas da Marinha do Chile. A iniciativa foi viabilizada entre parceria do APL de Defesa e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) de São Bernardo do Campo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, trata-se de oportunidade de negócios para as empresas que queiram diversificar a atividade produtiva. Além de servir para fortalecer indústrias e fomentar o desenvolvimento econômico regional, disse.

A atual gestão municipal se destaca no esforço regional para o adensamento da cadeia produtiva do setor, tendo em vista a expansão prevista para a indústria de defesa nos próximos anos, com a qual o parque produtivo de São Bernardo é compatível. Entre as várias ações para alavancar o setor constam workshops com as Forças Armadas, com a empresa sueca Saab (vencedora da licitação para fornecer caças ao Brasil), inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), lançamento do site da indústria de defesa, articulação para instalação de centro de catalogação das Forças Armadas em São Bernardo, viagens do prefeito  e do secretário de Desenvolvimento à Suécia e articulações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa, entre outras.

APLs : Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, com a mesma especialização produtiva, com o objetivo de fortalecer o setor. Estabelecem ações coordenadas e contam com estratégias conjuntas que podem baratear custos e torná-las mais competitivas. Mantêm vínculos com governo, instituições de ensino e pesquisa.

As solicitações de inscrições e os anexos de cadastros podem ser acessados no site da Defesa, o http://www.industriadefesaabc.com.br/site/fornecimento-marinha-do-chile-abre-oportunidade-de-negocios/. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail industria@saobernardo.sp.gov.br.