Artesãos apoiados pela Prefeitura fazem exposição em shopping

18 de Ago de 2015 Niceia de Freitas
Empreendedores são beneficiados pelo programa de incentivo à economia solidária de São Bernardo

Artesãos de São Bernardo participam do Balcão da Cidadania, no Shopping Metrópole, com exposição e comercialização de artigos próprios até o dia 31 de agosto. No espaço, o público vai encontrar produtos de 15 empreendedores organizados pelos princípios da economia solidária e apoiados pela Prefeitura por meio da política pública de geração de trabalho e renda.

Mensalmente uma instituição é escolhida pelo shopping para fazer parte do projeto. Neste mês, o Balcão da Cidadania vai oferecer itens com diversas técnicas de artesanato, como almofadas, garrafas customizadas, quadros, tiaras, panos de prato, caminhos de mesa, sacolas, ecobags, bolsas, cachecóis, gorros, tapetes e linha infantil (fraldas, roupão, sapatinhos de crochê, toalhinhas).

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), o programa de incentivo à economia solidária reúne também empreendimentos nas áreas de alimentos e têxteis. Os integrantes participam de oficinas e dispõem de um local próprio para vender seus produtos, o Espaço Solidário, anexo da Central de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro.

Além disso, participam do Fórum da Economia Solidária, que realiza reuniões mensais com a finalidade de discutir ações de cidadania e troca de experiências.

Vilma Gomes é uma das artesãs que participa da exposição no shopping. “É uma ótima oportunidade porque, além da venda, divulgamos a nossa loja no Espaço Solidário, no Centro. Essa atividade é resultado do programa da Prefeitura, que também nos permite participar de feiras e eventos”, disse.

O Balcão da Cidadania do Shopping Metrópole funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Economia Solidária – São considerados empreendimentos solidários aqueles que funcionam na forma de cooperativas, associações e grupos comunitários. Funcionando sob o princípio da autogestão, seu objetivo é a geração de trabalho e renda para os participantes.