Atletismo PCD: exemplo de superação e orgulho para São Bernardo

21 de Jul de 2015 Por Julyane Stanzioni
Marco Aurélio da Silva, atleta da cidade, conquistou a medalha de prata nos 800 metros durante a 59º edição dos Jogos Regionais

“Quando nasci, o médico contou aos meus pais que eu tinha uma deficiência e que teria apenas oito anos de vida”. A frase é forte. A garra de Marco Aurélio da Silva, 37 anos, também. Na tarde desta sexta-feira (17), nas competições de atletismo PCD (Pessoa com Deficiência) da 59º edição dos Jogos Regionais, disputado em São Bernardo este ano, ele ficou com a medalha de prata na corrida de 800 metros. “Bati meu recorde de tempo, fiz em 3min e 24s”, contou, feliz, o atleta.

“Nasci com deficiência e entrei no esporte muito cedo, aos cinco anos, na natação. Depois fui para o basquete e, há dez anos, estou no atletismo. A prática esportiva me ensinou muita coisa em termos de auto-estima, a me preparar para o mundo e não me sentir inferior por causa de uma deficiência”, declarou.

Marco Aurélio treina na Arena Caixa - Centro de Treinamento Prof. Oswaldo Terra, na Vila do Tanque, seis vezes por semana. “Estou na equipe de São Bernardo há três anos. Nasci aqui, moro no Jardim Santo Inácio e treino no complexo como qualquer outro atleta. Temos cobranças por resultados, temos nossos objetivos, não é nada diferente do convencional. Não tem essa de ser café com leite, tem que alcançar as metas”, alertou.

Agora ele quer passar seus conhecimentos para outras pessoas. “Estudo Educação Física para, quando encerrar a carreira, me tornar treinador paraolímpico.”

O atleta de São Bernardo também usa da experiência para confortar pais de outros jovens com a mesma deficiência a acreditarem em um futuro diferente para os filhos. “Tenho mielomeningocele e hidrocefalia e muitos pais que têm filhos com a mesma deficiência sabem da minha história, que sou casado, faço faculdade e que já viajei pelo mundo graças ao esporte, que transforma a nós, atletas, mas também nossas famílias”, finalizou.

Os Jogos Regionais, realizados na cidade até o dia 25, acontecem em mais de 20 espaços esportivos do município.

No Portal da Prefeitura, no link www.saobernardo.sp.gov.br/jr2015, é possível conferir todas as informações sobre o evento, assim como a classificação das cidades e a programação dos jogos.