Banco de leite do HMU conquista dois prêmios em evento do Governo do Estado

19 de Mai de 2017 Gabriela Maria

Hospital de São Bernardo concorreu com outros 57 bancos de leite do Estado e foi premiado por eficiência na captação do leite humano e também pela distribuição aos recém-nascidos

O Hospital Municipal Universitário (HMU) foi reconhecido em duas categorias nesta sexta-feira (19/05), do “Prêmio Paulista de Banco de Leite”, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, no auditório do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Belenzinho, em São Paulo.

O equipamento de São Bernardo concorreu com 57 bancos de leite de todo o Estado de São Paulo e foi premiado duas vezes, como melhor “Volume de leite coletado” e “Volume de leite distribuído”.

A diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, e a responsável técnica do banco de leite, Nerli Pascoal Andreassa, receberam os prêmios e ressaltaram a importância da doação e do trabalho que é realizado na unidade. “O leite humano não está disponível no mercado para comprar, é necessário unir esforços para fazer com que chegue até quem precisa. Receber esses dois prêmios fez a gente ter  mais certeza de que São Bernardo e o HMU estão realizando um trabalho que ajuda a salvar a vida de muitos bebês”, apontou Nerli.

A Dra. Mônica Carneiro ressaltou ainda que desde que o banco de leite foi inaugurado, em 1999, cerca de 17 mil bebês já foram beneficiados. “Desde o princípio, nós realizamos um trabalho específico para atender esses bebês. Oferecemos um leite seguro, correto, adequado e que respeita todos os processos de higiene, manuseio e pasteurização. Nosso principal objetivo é atender a toda essa demanda com segurança”, explicou a diretoria do HMU.

Além da comemoração, o evento foi realizado no dia em que é celebrado o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”, com a intenção de conscientizar ainda mais a população e os responsáveis dos Bancos de Leite sobre a importância da doação.

Hoje em dia, o Hospital Universitário possui em média 76 doadoras ativas, que ajudam mensalmente cerca de 80 bebês prematuros, internados no equipamento. Entre os recém-nascidos, está a filha de Vanessa de Souza. Lívia nasceu de seis meses e utiliza o banco de leite desde o primeiro dia de vida.  A mãe já realiza a coleta no hospital, porém nos dias que a quantidade de leite não é suficiente, ela utiliza os recursos do banco e agradece por todas as doações.

“As mulheres que realizam a coleta, não têm ideia do quanto são essenciais para a vida das nossas crianças. Elas não estão apenas doando um alimento, elas estão permitindo que os nossos bebês consigam evoluir, crescer, ganhar peso e continuar a viver”, explicou Vanessa.

Outros Prêmios - Recentemente o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU), de São Bernardo, conquistou o selo de qualidade na categoria ouro, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês um alimento com qualidade e segurança.