Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Biblioteca Malba Tahan recebe oficinas de leitura ao longo de novembro

Biblioteca Malba Tahan recebe oficinas de leitura ao longo de novembro

29 de Out de 2015 Aglaupe Grana
Atividades, com alunos da UFABC e escritores, vão abordar mitologia grega, ficção fantástica e leituras voltadas à terceira idade

O mundo literário sempre explorou a imaginação de crianças e adultos. Pensando nisso, a Biblioteca Malba Tahan, no Rudge Ramos, oferece, ao longo de novembro, diversas oficinas de leitura por meio do programa ‘Ação entre Livros’, da Prefeitura de São Bernardo. Os temas dos encontros serão variados: ‘Lendo os Gregos: mitologia, cultura e filosofia’, ‘Leitura de ficção fantástica’ e ‘Leitura para a terceira idade’.

As oficinas de leitura são desenvolvidas por funcionários da biblioteca e parceiros, convidados de acordo com o tema. A leitura de ficção fantástica, dias 7 e 28 de novembro, será comandada por César Silva, autor do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.

Os encontros dessa oficina aconteceram diversas vezes durante o ano, sempre com público cativo. Os próximos encontros vão debater temas da ficção fantástica que mais tem afinidade com a juventude. Podem participar crianças a partir de 10 anos e não existe limite de idade.

Já as oficinas ‘Lendo os Gregos: mitologia, cultura e filosofia’ e ‘Leitura para a terceira idade’, que acontecerão diversos dias ao longo do mês (veja abaixo), serão coordenadas por alunos do curso de filosofia da UFABC (Universidade Federal do ABC). A parceria aconteceu através do Professor Alexander Freitas, da mesma instituição, que propôs à biblioteca a inserção dos temas.

Com quatro encontros quinzenais, a oficina ‘Lendo os Gregos’ utilizará múltiplos recursos, como cinema, literatura, mitologia, arte e história. O objetivo é traçar um perfil da filosofia e da cultura da sociedade grega antiga e incentivar a leitura dos clássicos. Os encontros acontecem às quartas-feiras e são indicadas para jovens a partir de 14 anos.

Voltada para um público mais experiente, a oficina de ‘Filosofia para a terceira idade’ pretende trazer à tona temas e problemas filosóficos afeitos a essa faixa etária. Nessa atividade também serão usadas diversas linguagens para abordar os assuntos, como leitura, artes visuais, teatros e cinema. O encontro acontece na sexta-feira, dia 13, a partir das 9h.

Todas as oficinas são grátis. Para participar da atividade com os alunos e professores da UFABC é necessário fazer inscrição pelo email mtahansbc@gmail.com ou pelos telefones 4368-1010 e 4367-2330.

Confira a programação:

Oficina de leitura de ficção fantástica

Dia: 07/11 (sábado)

Horário: 10h às 12 horas.

Dia: 28/11: (sábado)

Horário: 10h às 12 horas.

Lendo os gregos: mitologia, cultura e filosofia

Dia: 04/11 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 20h30

Dia: 11/11 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 20h30

Dia: 18/11 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 20h30

Dia: 25/11 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 20h30

Oficina de filosofia para a terceira idade

Dia: 13/11 (sexta-feira)

Horário: 09h às 11h

 

Biblioteca Malba Tahan

Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Fones: 4368-1010 / 4367-2330.