Biblioteca Monteiro Lobato será ampliada e modernizada

29 de Mar de 2016 Aglaupe Grana
Prefeito assinou ordem para o início das obras; reforma será executada por meio de parceria com a Fundação Toyota

O prefeito de São Bernardo assinou nesta terça-feira (29) a ordem de serviço para o início das obras de reforma, ampliação e modernização da Biblioteca Monteiro Lobato, um dos espaços de cultura mais tradicionais da cidade.

A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da Prefeitura, no Paço Municipal, e contou com a presença de Ricardo Machado de Bastos, presidente da Fundação Toyota. A reforma, que vai durar cerca de nove meses, será executada pela instituição, que venceu chamamento público. Como contrapartida pelo investimento de R$ 4,5 milhões, a Fundação poderá explorar publicidade institucional.

A reforma do espaço, escolhida pela população como prioridade durante o Orçamento Participativo (OP), começa na próxima semana e será ampla. Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto prevê oferecer mais conforto aos usuários e segurança ao acervo.

O pavimento térreo terá o conceito de “biblioteca aberta”, ou seja, será um único ambiente, dividido por estantes baixas e geometria curvilínea, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros. A nova Monteiro Lobato também terá espaço infantil, sala temática e elevador para as pessoas com deficiência. A nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, e o café poderão ser utilizados independentemente do horário de funcionamento da biblioteca. No primeiro andar ficarão a sala de trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.

O prefeito falou sobre a importância da parceria com a Fundação Toyota. “Uma das formas de fazer novos investimentos na cidade é buscar parcerias, atrair empresas que têm interesse em investir na área social. A Fundação Toyota tomou a decisão de contribuir com a cidade através dessa reforma na biblioteca. Essa é uma grande conquista para a população, que terá um espaço totalmente renovado”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação afirmou estar muito satisfeito com a parceria estabelecida com a Prefeitura. “A Toyota tem sua história ligada a de São Bernardo, já que foi aqui que tivemos a primeira fábrica fora do Japão. Portanto, é uma grande oportunidade fazer parte de ações que beneficiarão a cidade.”

Com mais de 37 mil exemplares e a visita de aproximadamente 60 mil pessoas por ano, a Biblioteca Monteiro Lobato é um dos pontos culturais mais procurados de São Bernardo. O espaço foi inaugurado em 1958, quando poucos ainda tinham acesso à leitura. “Além da importância histórica, também é preciso destacar sua localização privilegiada, no Centro da cidade. Renovado, esse equipamento vai passar a oferecer muito mais à população, inclusive acesso às novas tecnologias”, explicou o secretário de Cultura.

Para Carlos de Almeida, funcionário da biblioteca há 24 anos, a reforma será uma conquista para todos. “Fico muito satisfeito com as intervenções no local. Ao longo dos meus anos de trabalho presenciei diversas transformações, mas ainda estávamos deficitários em alguns pontos, como a adaptação às novas tecnologias, o que irá mudar agora”, disse. E completou: “com a reforma, funcionários e público ficam mais motivados, é um incentivo a todos”.

Também estiveram presentes à cerimônia de assinatura o secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo.

Atendimento temporário - Desde novembro de 2015, um posto de atendimento com os livros mais procurados na Biblioteca Monteiro Lobato, além de jornais e revistas, funciona na Câmara Municipal de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro).

No espaço são realizadas exposições, oficinas e algumas atividades que aconteciam na biblioteca, como o Clube Literário.

O posto de atendimento pode ser visitado de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e sábado, das 8h30 às 14h. Mais informações pelos telefones 4330-2888 e 4332-9698.