Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 400 pessoas em São Bernardo

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 400 pessoas em São Bernardo

19 de Out de 2015 Helder Coelho
Ação faz parte das atividades de conscientização sobre a importância dos exames preventivos para diagnóstico do câncer de mama

Cerca de 400 pessoas participaram da Caminhada de Prevenção Contra o Câncer de Mama no sábado (17), realizada na Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo. Com bexigas na cor rosa e empunhando faixas com mensagens de conscientização sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença, os manifestantes distribuíram folderes educativos ao longo do percurso.

A ação fez parte de uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama. A secretária de Saúde usou o microfone do carro de som para lembrar que as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas no sábado (24), das 8h às 17h, exclusivamente para o agendamento de mamografias e  a coleta do papanicolau, exame para detecção do câncer de colo de útero.

A caminhada, que teve concentração na Praça da Matriz, contou com o apoio de integrantes da ONG Recomeçar é Possível,  grupo de apoio às mulheres mastectomizadas do município, e teve a adesão de significativo número de usuárias do Projeto De Bem com a Vida, além de agentes comunitários de saúde e outros trabalhadores da rede municipal de saúde.

Além da campanha do dia 24 nas UBSs, a programação comemorativa ao Outubro Rosa terá sequência no Hospital Anchieta, entre os dias 26 e 29, com palestras, oficinas de artesanato, contação de histórias, apresentação de coral e outros eventos voltados aos trabalhadores do hospital e pacientes. No Hospital Municipal Universitário (HMU), também foram programadas palestras, sendo que a próxima será no dia 28, ministrada pelo médico Ricardo Mazzei.