Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Capela de Nossa Senhora será tema do Conversas de Memória no Paulicéia

Capela de Nossa Senhora será tema do Conversas de Memória no Paulicéia

13 de Out de 2015 Aglaupe Grana
Encontros mensais resgatam a história e ‘causos’ do bairro por meio de seus protagonistas, os moradores da região

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida de São Bernardo do Campo será o tema do ‘Conversas de Memória no Bairro Paulicéia’, que neste mês será realizado no dia 14, a partir das 14h. O encontro, que acontece mensalmente na Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Francisco Alves, 460) e é promovido pela Prefeitura, resgata a história e ‘causos’ do bairro por meio de seus protagonistas, os moradores da região.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que também fica na Paulicéia, foi escolhido como tema por ser em 12 de outubro a comemoração do dia da Padroeira do Brasil.

Todos podem participar do ‘Conversas de Memória’ e relembrar as histórias da capela, uma das mais tradicionais do município. A meta dos encontros é abrir um canal para que os participantes relatem suas histórias, leituras e releituras dos fatos vividos no cotidiano do município, criando, assim, uma memória coletiva, que mantém a história da cidade viva.

Maria Valéria Rodrigues, funcionária da Seção de Pesquisa e Documentação da Prefeitura, é uma das mediadoras do encontro. Ela explica que as conversas são informais e temáticas. “Os bate-papos na Paulicéia acontecem nos mesmos moldes das conversas no Centro, onde são realizados outros encontros: nós elegemos um tema para aquele mês e, em cima disso, levantamos a história. Cada participante tem uma história diferente, e sempre tem alguém que se destaca.”

As conversas são gravadas e contribuem para a identificação de documentos do acervo histórico da Prefeitura. Como esclarece Maria, os encontros também indicam novas fontes de informações para o banco de história oral da Seção de Pesquisa e Documentação.

No Centro, as ‘Conversas de Memória’, que acontecem na Seção de Pesquisa e Documentação (Alameda Glória, 197, Centro) desde 2009, reúnem cerca de 40 pessoas. Na Biblioteca Érico Veríssimo, na Paulicéia, os encontros começaram no início deste ano. 

Mais informações pelo telefone Tel.: 4125-5577.

 

Para mais opções de lazer acesse o Guia da Cidade.