Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Conheça os erros mais comuns no trânsito e como evitá-los

Conheça os erros mais comuns no trânsito e como evitá-los

29 de Jan de 2016 Ana Lucia Almeida
Alguns cuidados podem ser a diferença naquela fração de segundos que pode ser fatal para motoristas e pedestres

Prestar atenção ao dirigir, tomando cuidados básicos, fazem a diferença naquela fração de segundos que pode ser fatal para motoristas e pedestres.

Destacamos alguns dos erros que mais provocam acidentes no trânsito e como evitá-los:

 

Beber e dirigir: Estudos apontam que a bebida alcoólica está entre as principais causas dos acidentes de trânsito. Se for dirigir, não beba! Pegue um taxi, uma carona ou vá de ônibus. Quando bebemos perdemos os reflexos e a noção do tempo. Você pode correr demais e não perceber, ou perder a noção de distância. Se beber, entregue as chaves a alguém sóbrio.

 

Atravessar fora da faixa: O Código de Trânsito Brasileiro configura como infração. Nas faixas onde não há semáforo, a prioridade é do pedestre. Estenda a mão para sinalizar que deseja atravessar.

 

Usar celulares: O uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos por motoristas e pedestres tem sido responsável por cerca de 20% dos acidentes, segundo estudos. Procure um lugar seguro para atender ligações ou enviar mensagens.

 

Desrespeitar os limites de velocidade: 70% dos acidentes por excesso de velocidade têm vitimas fatais. Respeite os limites de velocidade. A pressa pode estragar a sua viagem!

 

Não usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro: Pessoas no banco traseiro sem o cinto também são arremessadas em uma freada brusca ou em um acidente, podendo inclusive ferir os ocupantes do banco dianteiro. Use sempre o cinto de segurança!

 

Não fazer revisão no veículo: A melhor forma de evitar acidentes é a prevenção. Antes de viajar, verifique se está tudo em ordem com o carro. Lembre-se de que a segurança dos outros depende também das suas atitudes.