Central de lixo reciclável abre as portas para estudantes e moradores

31 de Ago de 2015 Vladimir Ribeiro
Objetivo é promover em São Bernardo ações educativas e de conscientização ambiental sobre a importância da reciclagem

Com o objetivo de promover educação ambiental e disseminar cada vez mais a importância da separação do lixo reciclável dos resíduos úmidos a Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (31), ao programa Aprender e Reciclar, que levará grupos de estudantes e de moradores para conhecer o funcionamento da Central de Triagem Raio de Luz, localizada no Bairro Cooperativa.

A iniciativa, parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos, Gestão Ambiental e Educação, prevê que sejam realizadas visitas monitoradas sempre às quintas-feiras, com grupos de até 20 participantes com idades a partir de 6 anos, nos períodos da manhã e da tarde. Os grupos podem ser formados por alunos da rede pública e privada, além de moradores que se interessem pelo tema.

A visita permite conhecer a Central de Triagem, o trabalho dos catadores e o programa de coleta seletiva porta a porta, que já chega a 100% do território de São Bernardo. Também são demonstradas todas as etapas de funcionamento da central, com linguagem simples (e lúdica, quando voltada para grupos de crianças).

Nesta segunda-feira (31), foi a vez de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Gofredo Teixeira da Silva Teles, do Baeta Neves, conhecerem todo o caminho do lixo reciclável, desde que chega à central até o momento em que os produtos separados seguem para ser vendidos.

Os técnicos do setor de educação da Secretaria de Gestão Ambiental, que monitoram as visitas, também fizeram gincana com os estudantes, tendo o tema reciclagem como foco. “Trabalhamos isso em sala de aula, mas agora temos uma ideia real de todo o caminho do lixo”, disse a professora Francilene Fraconiri dos Anjos.

O secretário de Serviços Urbanos, que acompanhou a visita ao lado dos secretários de Educação e de Gestão Ambiental, falou sobre a importância de focar esse tipo de ação nas crianças da cidade. “Elas são multiplicadoras de informações e irão cobrar os pais para que façam a separação de lixo em casa. O ideal é que grupos de pais e professores também venham e conheçam esse trabalho”, disse.

Já o secretário de Gestão Ambiental lembrou a necessidade de ações de educação para moradores de São Bernardo quanto à questão ambiental. “É importante que as pessoas saibam que o lixo que elas descartam tem longo caminho até que chegue a um produto final. Com isso, incentivamos a conscientização sobre a importância de separar o lixo”, disse.

No final da visita, os alunos receberam certificado de participação no programa, além de máscaras das mascotes da coleta seletiva.

Os interessados em participar das visitas devem inscrever os grupos por meio do telefone 4367-6463.