Centro Comercial no Jardim Esmeralda garante renda e dignidade a 16 famílias

10 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Espaço é parte de projeto de urbanização da Prefeitura: “Não vejo a hora de voltar a trabalhar”, afirma beneficiado

Na tarde desta terça-feira (10), o prefeito de São Bernardo inaugurou o Centro Comercial que faz parte do Projeto de Urbanização Integrada Jardim Esmeralda. O chefe do Executivo entregou as chaves dos boxes a 16 famílias que desenvolviam atividades comerciais no local e que foram removidas temporariamente durante o processo de urbanização. Uma das chaves foi entregue a Benedito Américo, que mora na região há 54 anos. “Agora vou poder voltar a vender meus lanches. Não vejo a hora de voltar a trabalhar”, revela.

A construção do Centro Comercial faz parte de projeto bem mais amplo de urbanização integrada que envolve, entre outras medidas, a entrega de 564 moradias – já feita em 2012 –, implantação de Parque Linear – inaugurado em 2015 –, revitalização da infraestrutura e reforma de equipamentos públicos, como o campo de futebol Corintinhas.

Contemplado também com novo apartamento, Américo lembra como era o bairro antes das intervenções: “Aqui tinha esgoto a céu aberto e muitas famílias viviam em condições precárias. Fui uma das pessoas contempladas pela entrega de apartamentos e com toda certeza isso mudou a vida de muita gente”, explicou.

Outra família beneficiada com um box no Centro Comercial foi a de Josefa Calixto Ribeiro, que tem planos de montar um salão de cabeleireiro e esteticista com sua filha. “Ter a garantia de renda junto com a moradia, que conquistamos graças a esse governo, não tem preço. Não vemos a hora de começar a trabalhar. Passamos muitas vezes em frente ao box imaginando tudo pronto”, disse.

O Centro Comercial vai abrigar, além do salão de cabeleireiro e esteticista de Josefa, grande variedade de tipos de comércio: casa do norte, lan house, distribuidora de bebidas, padaria, lanchonete e sorveteria, entre outras.

“Assumi o compromisso com a população de São Bernardo de que iria acabar com os alojamentos. O Jardim Esmeralda, onde durante muito tempo existiu um deles, é um exemplo desse trabalho. Muitos de vocês podem testemunhar a mudança que ocorreu nesta região. A entrega do espaço comercial encerra uma etapa importante desse trabalho”, declarou o prefeito.

Clodoaldo Nunes Oliveira, que vai gerenciar uma distribuidora de água, está satisfeito com o projeto que foi desenvolvido pela Prefeitura na comunidade. “Sou grato por tudo que foi feito por nós, e agora, com esse Centro Comercial, poderei trabalhar. Hoje as pessoas têm dignidade e orgulho em dizer que moram no Esmeralda. E isso é algo que não tem preço.”

A secretária de Habitação afirmou que os investimentos feitos no Jardim Esmeralda transformaram o antigo assentamento em uma área regular: “Isso é resultado da prioridade dada pelo governo à habitação. Além disso, já entregamos 4.800 moradias novas e regularizamos cerca de cinco mil moradias”, disse.