Centro de Audiovisual realiza sonho de dezenas de jovens em São Bernardo

30 de Jan de 2015 Marco Borba
Alunos da primeira turma de formandos participam de estágio e ajudam a criar 26 episódios de animação

Criado pela atual gestão em 2012, o Centro de Audiovisual da Prefeitura de São Bernardo tem ajudado a transformar em realidade o sonho de dezenas de jovens de se tornarem profissionais na arte da criação. Após um ano e meio de curso, a primeira turma, com 35 alunos, se formou em julho. A segunda se forma em dezembro. Nas aulas, gratuitas, os alunos aprendem a animação tradicional (em papel), a digital, desenvolvida em softwares modernos e a criar roteiros e storyboard.

Dez alunos da turma de formandos participam, desde abril, de um estágio de quatro meses no qual ajudam a criar uma série de animação para tevê com são 26 episódios com 11 minutos de duração cada. O estágio oferecido aos alunos é realizado em parceria entre o CAV e a produtora Cartunaria, de Porto Alegre. Os episódios deverão ser exibidos entre novembro e dezembro deste ano pela TV Brasil e os canais Disney Channel.

A série, chamada X Coração, gira em torno de uma banda de rock teen que tem como líder um chapeiro de lanchonete que ganha o dia fazendo sanduíches de coração de galinha, o chamado X Galinha. A produção é baseada em um curta-metragem, também chamado X Coração, destinado ao público adulto.

Conforme explicou o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, a criação do CAV não objetiva apenas transferir a técnica, de professor para aluno. “O CAV é apenas uma parte do tripé do nosso propósito de revitalização dos Estúdios Vera Cruz, que no passado foram um marco do cinema nacional. Com o CAV, temos a possibilidade de nos tornarmos referência no Brasil. Com a revitalização do Vera Cruz, muitas produtoras vão surgir e, assim, colocaremos em prática esse projeto de sustentabilidade, que é formar o profissional e dar a ele condições de trabalho na própria região.”

Segundo Jarbas Valim, assistente de coordenação do núcleo de animação, não existe no Brasil curso livre com a abrangência oferecida pelo CAV. “Não há curso completo como esse. Alguns oferecem apenas animação tradicional, é fracionado. Aí, a pessoa tem de fazer vários outros para chegar onde quer chegar. O curso do CAV agrega todos os processos de animação. O aluno sai daqui pronto para o mercado de trabalho.”

O CAV abriu uma nova perspectiva de vida para o estudante Alberto Albuquerque Santos, 18 anos, que participa do estágio. “Não teria condições de pagar para aprender tudo o que gostaria. Às vezes, quando se pensa num curso, fica a dúvida sobre a qualidade, sobretudo quando é gratuito. Aqui, atingi um nível de aprendizado superior ao que imaginava. Superou minhas expectativas. Achei que ia ficar no básico da animação e que teria de aprimorar fora do CAV. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado.”

O estudante está animado com a evolução do mercado do audiovisual no País. “O mercado no Brasil já foi mais restrito. Agora, com as leis de incentivo, novas produções estão surgindo. Por isso, é importante seguir investindo em cursos de qualidade como este (do CAV), para que surjam novas oportunidades para quem está se formando”, avaliou Santos.

A também aluna Natália Oliveira Lima, 19 anos, revela que a criação do CAV resgatou e reforçou seu desejo de trilhar o caminho do audiovisual. “Tinha feito um curso de desenho na Fundação Criança e queria ir além, só que não tinha condições de pagar um curso como este que oferecem no CAV. Fiquei feliz quando vi no jornal (Notícias do Município, jornal oficial do município) que a Prefeitura oferece o curso. Quando pesquisei no site (www.cav.saobernardo.sp.gov.br) o conteúdo oferecido, vi que era o que estava procurando”, disse a moradora do Bairro Industrial, que pretende trabalhar com toon boom (software mais versátil de animação).