Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Centro recebe plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo

Centro recebe plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo

30 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Durante a plenária, os moradores tomaram conhecimento de algumas obras concluídas e em andamento na cidade

As plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo prosseguiram na noite desta segunda-feira (29). O prefeito comandou a 16ª reunião, onde foi feito balanço das obras e projetos realizados ou em implementação na cidade desde 2009 em função das escolhas feitas pela comunidade durante o OP. O encontro aconteceu no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro, e reuniu 350 pessoas. Também estiveram presentes secretários e vereadores. As plenárias, que acontecem em 20 regiões da cidade, começaram em 8 de junho e terminam dia 4 de julho.

O Centro, onde aconteceu a plenária desta segunda, encontra-se na Região E, que contempla, entre outros, o Parque Anchieta, Vila Marlene, Parque São Diogo, Jardim Hollywood, Jardim Copacabana, Vila Tereza, Rudge Ramos, Central Park, Vila Dusi, Núcleo D.E.R., Jardim do Mar, Chácara Inglesa, Vila Euclides e Jardim das Américas.

Após a exibição de vídeo com algumas das realizações da Administração municipal, o prefeito falou sobre os investimentos no Centro. “Temos que ponderar que é necessário para governar a cidade toda. Não podemos ignorar que no pós-balsa, por exemplo, existem 11 mil pessoas que também têm necessidades, e, com certeza, maiores do que quem está nas regiões centrais. Mas isto não quer dizer que esquecemos o Centro. Vejam os investimentos no piscinão que está sendo feito no Paço, que vai acabar com o problema secular das enchentes, e a demolição do Best Shopping, na Chácara Inglesa, que se arrastou por anos e somente resolvido nesta administração”, explicou.

Durante a plenária, os moradores tomaram conhecimento de algumas obras na cidade, como a construção de moradias, postos de saúde, praças, reurbanização de vias e avenidas, além do programa de mobilidade, que prevê a construção de 14 corredores de ônibus. Os investimentos também geram emprego e renda na cidade.

Na Região E foram reformadas as instalações do Velório da Vila Euclides e feita a ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vinícius de Moraes. Estão em andamento obras de drenagem nas regiões da Vila Vivaldi, Vila Helena e Jardim Orlandina e Rua Warner. Também haverá a implementação de um parque em terreno público localizado na Rua Dr. Marcel Proetesco e a reforma e ampliação da Emeb Castro Alves, no Parque São Diogo, e da Emeb Cassiano Faria, na Vila Gonçalves.O prefeito elogiou a participação da população e explicou que esta forma de administrar não é uma obrigação, mas uma forma escolhida para governar melhor a cidade. “Não fazemos nada sozinhos, tudo que conseguimos foi também com a ajuda de vocês.”

Sobre um dos assuntos de maior interesse na Região E, a construção de parque na Rua Dr. Marcel Proetesco, o prefeito explicou que está condicionada à parceria com o  Sebrae. “Quando a instituição mostrou interesse em se instalar aqui, cedemos o terreno e exigimos como contrapartida o investimento no parque. No entanto, a obra agora vai atrasar em função de ação do Ministério Público.”

O microempresário Antonio Capucha Júnior, morador do Centro e um dos atores no vídeo institucional da Prefeitura sobre o OP, falou sobre sua participação no encontro. “Aqui eu sou um morador e participo porque acho importante saber tudo que está sendo feito na cidade. São as pessoas que sabem o que é importante, qual a necessidade de cada lugar e o que precisa ser feito”, concluiu.