Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

CEU Celso Daniel recebe espetáculo “Os Saltimbancos”

CEU Celso Daniel recebe espetáculo “Os Saltimbancos”

13 de Ago de 2015 Marco Borba
Encenação em “caminhão palco” é feita por alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança

O Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel recebe neste sábado (15) o “caminhão palco” do programa ‘Garoto Cidadão Circula Brasil’, que desde o dia 5 está na cidade apresentando o espetáculo ‘Os Saltimbancos’, encenado por alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança. A peça é inspirada em musical homônimo que fez sucesso nos anos 1970 – com canções de Chico Buarque – e também no conto “Os Músicos de Bremen”, alegoria política na qual o burro representa os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas.

A apresentação será às 15 horas. No entanto, o caminhão ficará no local das 9h às 16h já que alunos da escola farão apresentações do programa ‘A Música da Gente’, através do qual a garotada recebe orientações sobre a construção de instrumentos, alfabetização musical, ouve diversos estilos musicais, e realiza atividades como jogos sonoros, brincadeiras de mão, interpretação vocal e instrumental, além de improvisação e criação de músicas de diferentes estilos.

O programa ‘A Música da Gente’, parceria da Secretaria de Educação com a empresa Scania, visa desenvolver a musicalidade dos participantes.

Já o ‘Garoto Cidadão Circula Brasil’, da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), circula o país acolhendo manifestações artísticas que sejam referência nas cidades por onde passa. O objetivo é colaborar com a formação continuada dos educandos.

Espetáculo – Em “Os Músicos de Bremen”, que também tem apoio da Scania, os quatro animais sonhavam em deixar o campo e ir para a cidade de Bremen, espécie de refúgio para os oprimidos de toda a Alemanha. Lá se tornariam músicos, mudariam seus destinos e buscariam um novo sentido para a vida.

 Todos os integrantes do núcleo de teatro – jovens e adolescentes com idades entre 15 e 18 anos – estão inseridos nos programas sociais da Fundação e já possuem certa experiência nos tablados. No primeiro semestre deste ano, encenaram a peça “Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga”, versão russa do conto infantil Cinderela. No ano passado, o grupo levou para os palcos a peça “Sherazade Conta Aladdin”.

Os “Saltimbancos” estreou no dia 31 julho. A partir da próxima semana a peça será exibida, até dezembro, as quartas e sextas (manhã e tarde), apenas no teatro da Fundação Criança (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção), para crianças de escolas municipais.

 Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa ‘Contando História’, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos.

A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.

Serviço – Apresentação da peça “Os Saltimbancos” no CEU Celso Daniel (Rua Centauro, 190, Bairro Cooperativa). Como o caminhão ficará estacionado do lado de fora da unidade escolar, a apresentação será livre ao público.