Cidade realiza Conferência Conjunta de Direitos Humanos

13 de Jun de 2015 Cosmo Silva
Encontro aborda políticas que garantam os direitos da pessoa com deficiência e da pessoa idosa

A Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (13), no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo, a 1ª Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos. O encontro é composto pela IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O prefeito, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), prestigiou a abertura do evento.

“Trabalhar políticas públicas que garantam todos os direitos plenos da nossa população de São Bernardo é um dos compromissos assumidos pelo meu governo e fazemos isso junto com a participação de toda a sociedade”, ressaltou o chefe do Executivo.

A parte específica da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontecerá na terça-feira (16), das 13h às 17h, no Centro de Reflexão de Trânsito (Rua Humberto Luis Gastaldo, 40, Parque São Diogo, ao lado do Ginásio Poliesportivo).

Já a parte específica da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será na quarta (17), das 13h às 17h, no Centro de Referência do Idoso (Avenida Redenção, 271, Jardim do Mar).

As conferências visam fortalecer a participação social na discussão de políticas públicas, possibilitando a integração das ações dos setores ligados aos Direitos Humanos. Essa iniciativa também reforça o compromisso do município com a democracia, a interdependência entre os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, o direito a memória, a verdade, e a defesa de uma sociedade livre de opressão, discriminação e de todas as formas de violência e desigualdade.

Representando o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, que é deficiente visual e morador de São Bernardo, destacou os avanços realizados na cidade pela atual gestão. “Inclusão se dá a partir da troca de experiências entre as pessoas. E isso nós fazemos com o empenho e o compromisso do prefeito”, disse.

Os princípios da 1ª Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos serão focados na perspectiva da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos, respeitando-se, assim, as questões de gênero, orientação sexual, deficiência, origem étnica ou social, religião, nacionalidade, atuação profissional, procedência, raça e faixa etária nas diversas áreas de atuação das políticas públicas.

Participação – Na noite de sexta-feira (12), foi realizada mais uma plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP). O encontro se deu na região A, que compreende bairros como Taboão, Vila Santa Luzia, Jardim Celeste, Suisso, Vila Flórida e Jardim Borborema, entre outros.

O objetivo é apresentar aos munícipes as ações realizadas na cidade pela atual Administração, desde 2009, como obras e serviços que foram incorporados ao orçamento graças à participação da comunidade.

A próxima plenária de prestação de contas será dia 15, às 19h, na região D. O encontro acontece na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aluísio de Azevedo, na Rua Cabral da Câmara, número 57, no Jardim Calux.