Comitiva de São Bernardo faz visita técnica a cidades argentinas

12 de Nov de 2015 Marco Borba
Secretária de Orçamento e Planejamento Participativo está em Santa Fé para apresentar políticas nas áreas de Saúde e Tecnologia

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo participa de visita técnica a cidades do estado argentino de Santa Fé para conhecer projetos de diversas áreas, como de Saúde e Tecnologia. O convite partiu da Secretaria de Relações Internacionais do Governo de Santa Fé quando da participação do governador Antonio Bonfati, em agosto, do Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI, em São Bernardo.

Também estão na comitiva a secretária de Saúde de São Bernardo, e o consultor da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP).

Durante o Seminário Internacional realizado na cidade do ABC, Bonfati pôde conhecer as políticas públicas desenvolvidas na cidade pelo governo atual, como a intensa participação cidadã na definição de prioridades de investimento. Isso é feito pode diversos instrumentos, como as plenárias do Orçamento Participativo (OP), Plano Plurianual (PPA) Participativo, além de várias conferências.

Na terça-feira, a comitiva acompanhou equipe da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia ao Instituto de Biologia Molecular e Celular e ao Instituto de Agrobiotecnologia de Rosário (cidade da província de Santa Fé). Na quarta, o grupo participou, juntamente com o secretário de Saúde, Mario Drisun, de visita ao Laboratório Industrial Farmacêutico (LIF) e ao Centro de Especialidades Ambulatoriais de Santa Fé (Cemafe).

A visita dos brasileiros será encerrada nesta quinta, com a participação, em Casilda, outra cidade da província de Santa Fé, de uma Assembleia Cidadã. Como o próprio nome sugere, a iniciativa reúne em espaços públicos, a exemplo de São Bernardo, autoridades e cidadãos em torno de discussões para a tomada de decisões de políticas públicas.

Segundo a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo , na visita às cidades argentinas um dos temas que tem dominado os encontros são as ações realizadas pela Prefeitura na área da Saúde. “Há um grande interesse dos gestores (de Santa Fé) na municipalização e, por isso, eles querem conhecer o processo de planejamento efetuado por São Bernardo. Esse tem sido o tema recorrente nas diversas reuniões das quais estamos participando”, disse.

Entre os avanços obtidos em São Bernardo nos últimos sete anos podem ser destacados a construção do Hospital de Clínicas Municipal, construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da adesão ao programa Mais Médicos, do governo federal.