Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Como os Jogos Escolares ajudaram um professor de Educação Física na descoberta de sua vocação

Como os Jogos Escolares ajudaram um professor de Educação Física na descoberta de sua vocação

29 de Set de 2015 Marizete Marson
“Era muito importante competir, pois além do respeito, organização e valores, nossa escola era considerada nossa segunda casa”

Os Jogos Escolares de São Bernardo influenciaram muitos profissionais da área esportiva. A participação desses jovens nos jogos contribuiu para a formação de professores de educação física e na carreira de muitos atletas que figuram no cenário esportivo nacional.

Morador de São Bernardo, o professor de Educação Física Edson Brito é um desses exemplos. Quando cursava a oitava série, participou dos Jogos Escolares da cidade representando sua escola na modalidade futebol. A partir daí, ele jogou em três clubes: Corinthians do Alves Dias, Esporte Clube Triângulo e Esporte Clube Madureira.

Para o professor, participar dos jogos escolares definiu sua escolha profissional. “Na época, sair da escola para atividades fora era uma festa. Era muito importante competir, pois além do respeito, organização e valores, nossa escola era considerada nossa segunda casa”.  

Ele ressalta, ainda, que o incentivo, apoio e acompanhamento da escola nos jogos estimulam o companheirismo, comportamento em locais públicos, regras de modalidades, o saber ganhar e perder, respeito ao adversário, além de ficar marcado na memória afetiva de cada um, independente dos resultados.

Em 2016, a competição completa 50 anos. “Gostaria de ver um maior número de escolas participantes e uma belíssima abertura por se trata de uma importante competição entre as escolas públicas e particulares”, conclui Edson.