Conferência define 12 prioridades voltadas a crianças e adolescentes

04 de Ago de 2015 Marco Borba
Encontro aconteceu nesta segunda-feira, na Fundação Criança

Crianças e adolescentes escolheram nesta segunda-feira (3), durante a VI Conferência Lúdica Regional, na Fundação Criança, em São Bernardo, as 12 propostas prioritárias de interesse desse público nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e segurança. As diretrizes serão apresentadas na X Conferência Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que acontece de 14 a 18 de agosto, em Ribeirão Preto.

Durante o evento também foram eleitos 19 delegados regionais - 17 representantes dos adolescentes e dois das crianças - para o encontro estadual. As propostas foram definidas nas conferências municipais, realizadas em abril. Participaram das plenárias crianças e adolescentes dos sete municípios do ABC.

Entre as propostas aprovadas está uma de São Bernardo, que defende melhorias nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), bem como no serviço de atendimento móvel de urgência, e formação de equipe multiprofissional de saúde.

Nas conferências municipais deste ano foram discutidos os cinco eixos do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente: promoção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

O tema das conferências, que acontecem a cada dois anos, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Na Conferência Estadual serão discutidas as propostas que serão levadas à Conferência Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que deve acontecer ainda este ano. A discussão e elaboração das propostas visam melhorar e fortalecer as políticas públicas direcionadas aos jovens.