Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Conselho Municipal do Orçamento de São Bernardo toma posse

Conselho Municipal do Orçamento de São Bernardo toma posse

07 de Jun de 2016 Marco Borba
“O OP mudou a cidade. Trouxe as pessoas para perto da Administração”, diz Luciene Neves, uma das conselheiras

A nova composição do Conselho Municipal do Orçamento (CMO) de São Bernardo tomou posse na noite desta segunda-feira (6). Com mandato de dois anos e organização paritária, o CMO conta com 20 titulares e 20 suplentes eleitos pela sociedade civil durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP) e 20 representantes – e seus respectivos suplentes – da Prefeitura. A cerimônia de posse foi realizada no Teatro Cacilda Becker, no Centro, onde o prefeito entregou certificados aos novos conselheiros. Também participaram do evento o deputado federal Vicentinho, secretários municipais e vereadores.  

As plenárias do OP deste ano nas 20 regiões da cidade ocorreram entre os dias 1º de maio e 1º de junho. Nos encontros, além de elegerem os representantes para o Conselho, os moradores de cada comunidade apontaram três demandas prioritárias para suas regiões e uma para o conjunto da cidade. As indicações eleitas que tiverem aprovação do CMO serão incorporadas aos orçamentos de 2017 e 2018.

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo lembrou que a peça orçamentária deste ano é a última do Plano Plurianual (PPA) 2014/2017 e avaliou que as melhorias na cidade em setores como educação, saúde, habitação, transportes e saneamento resultam do planejamento de longo prazo idealizado no Plano de Governo.

Ao apontar a importância da participação da sociedade no planejamento e desenvolvimento da cidade, o chefe do Executivo destacou que, hoje, as demandas são diferentes das apontadas nas primeiras plenárias. “Em 2010/2011, a campeã era a área da saúde. Nas plenárias deste ano não houve pedido para esse setor, onde já avançamos bastante. Isso é sinal da revolução silenciosa que, com a ajuda da população, estamos promovendo na cidade.”

O prefeito afirmou, também, que ainda há muito a ser feito, apesar das muitas conquistas dos últimos anos – como a construção do Hospital de Clínicas Municipal, de sete Centros Educacionais Unificados (CEUs), de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entrega de moradias (4.852), obras de contenção de encostas e combate às enchentes (Programa Drenar). “Esses avanços ocorreram porque a população se conscientizou do seu papel na tomada de decisões. Em São Bernardo, o povo é a autoridade, diz o que precisa e como quer que seja feito.”

Conselheira reeleita pela Região H (Ferrazópolis), Luciene Neves revelou que, no início, via a iniciativa da Prefeitura com desconfiança: “Pensamos que era só mais um projeto de governo. Mas, com a continuidade da participação cidadã, vimos que é algo real. O Orçamento Participativo mudou a cidade. Trouxe as pessoas para perto da Administração. A gente já se acostumou. Agora o sentimento é de felicidade, mas, ao mesmo tempo, de preocupação quanto ao próximo ciclo.”

Como exemplo de melhorias obtidas graças à participação popular na Região H, Luciene citou as reformas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Di Cavalcanti e do Centro Cultural Jácomo Guazzelli e a revitalização do campo de futebol do Jardim Leblon.