Consórcio poderá contratar novos projetos de mobilidade do PAC

04 de Mai de 2015 Niceia de Freitas
Anúncio foi feito na reunião do Consórcio Intermunicipal, liderada pelo prefeito de São Bernardo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC teve autorização da Caixa Econômica Federal para publicar edital e contratar novos projetos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Regional. O anúncio foi feito durante reunião mensal dos prefeitos da região na sede do Consórcio, em Santo André, nesta segunda-feira (4). O encontro foi coordenado pelo prefeito de São Bernardo, uma vez que o atual presidente, Gabriel Maranhão, não estava presente.

A autorização prevê o investimento de R$ 27 milhões na contratação de 22 projetos para aperfeiçoar a mobilidade na região. A previsão é que em 90 dias os projetos comecem a ser contratados.

Outro destaque do encontro foi o repasse de R$ 8,4 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para as sete cidades. Do total, São Bernardo recebe R$ 2,5 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, os recursos são destinados aos serviços prestados pela rede socioassistencial de cada cidade. O montante permitirá atender 18,4 mil pessoas em condição de vulnerabilidade social. Pesaro também afirmou que a liberação de novos recursos a partir do segundo semestre depende da arrecadação do Estado.

Prevenção - O balanço da Operação Verão, apresentado aos prefeitos pela coordenação da Defesa Civil, foi positivo. A região não contabilizou nenhuma ocorrência grave e diminuiu a desigualdade entre as cidades do ABC em termos de estruturas preventivas de acidentes.

Como parte da ação para evitar desastres como o desmoronamento de casas, foram removidas 630 moradias da região consideradas em situação de risco. Em São Bernardo, todas as residências nessa situação, 63, foram removidas.

Também foi discutida a contratação do Plano Regional de Resíduos Sólidos e do Plano Regional de Drenagem Urbana