Corredor Alvarenga vai reduzir tempo de viagem e agilizar o trânsito

08 de Nov de 2015 Aglaupe Grana
Faixa exclusiva para ônibus vai da Praça Giovanni Breda às proximidades da Rodovia dos Imigrantes e deverá reduzir tempo de viagem em até 40%
“O corredor vai melhorar muito o dia a dia dos moradores aqui da região do Alvarenga. Esperamos essa obra há anos, e é com muita felicidade que vejo que agora ela está começando." A frase é da dona de casa Leni Nunes, moradora da região e que esteve na manhã deste domingo (8) em evento no qual o prefeito assinou a autorização para início das intervenções, que vão da Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes, beneficiando todo o Grande Alvarenga. A obra é uma das demandas indicadas pela população durante o Orçamento Participativo (OP) e aprovada pela Prefeitura de São Bernardo. A previsão de conclusão e entrega é de 10 meses.

Durante o evento, o prefeito ressaltou a importância da construção de mais um corredor de ônibus para a população: “Essa é uma obra altamente estratégica, que melhora o deslocamento das pessoas pela cidade. Ela é boa para o usuário do transporte público, porque diminui o tempo da viajem, e também para quem usa carro, porque o ônibus sai da via normal, além de ajudar no desenvolvimento econômico da região, tornando-a atrativa para a indústria e o comércio.”

Para o secretário de Serviços Urbanos, que também esteve na Praça Giovanni Breda, o Corredor Alvarenga vai beneficiar diretamente os moradores daquela região região da cidade, mas também vai melhorar o trânsito no Centro de São Bernardo: "Com a construção dos corredores (serão 12, ao todo), menos ônibus vão circular pelas principais ruas da região central, o que vai melhorar o trânsito e reduzir o tempo de viagem, tanto para quem usa ônibus quanto para quem está de carro", aponta o secretário.

Com cerca de três quilômetros de extensão, o novo corredor vai permitir a duplicação da via e beneficiar o transporte público de passageiros. Com uma faixa exclusiva para os ônibus, a velocidade média operacional dos coletivos, no horário de pico, subirá de 13 km/h para 20 km/h. Quem ganha são os usuários, com uma redução média de 40% no tempo de viagem, de acordo com o diretor operacional da Empresa de Transportes Coletivos (ETC).

A requalificação do viário exigirá investimentos de R$ 56 milhões e prevê intervenções como nova pavimentação, sinalização e iluminação, além de pontos de parada. O secretário de Transportes e Vias Públicas explicou, durante a cerimônia, que o objetivo é agilizar o máximo possível a execução das intervenções. “Queremos entregar o quanto antes o corredor para a população, por isso já temos algumas máquinas iniciando o trabalho. Essa é uma obra muito importante para a região, sobretudo porque vai valorizar o transporte coletivo.”

As obras têm previsão de término no fim de 2016, porém os trechos serão liberados por etapa, conforme o cronograma de execução.

Durante o período de obras, o sentido bairro/Centro da Estrada dos Alvarenga será interditado, enquanto o outro ficará com via de mão dupla para os dois destinos. Porém, antes do início, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, já implantou desvio de tráfego para adequar o deslocamento de motoristas e pedestres. Nas imediações foram realizados desvios, indicadas opções de rotas alternativas, colocadas placas de sinalização e orientação aos motoristas, faixas e adequações geométricas nas vias públicas.