Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Corredores de ônibus formam 'Caminho Livre' em São Bernardo

Corredores de ônibus formam 'Caminho Livre' em São Bernardo

02 de Dez de 2014 Ana Lucia Almeida
Programa de mobilidade urbana da Prefeitura tem como principal objetivo priorizar o transporte coletivo

"Caminho Livre" é o novo nome do programa de mobilidade urbana da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que tem como principal objetivo priorizar o transporte coletivo por meio da criação de corredores de ônibus. De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a ideia é transmitir à população o novo conceito de mobilidade que vem sendo implementado na cidade, com foco na integração dos diferentes modais , monotrilho, ciclovias, catamarã e metrô-cabo.

"É necessário pensar em proporcionar um equilíbrio no uso dos meios de transporte, e isso ocorre ao oferecermos alternativas de modais que atendam às necessidades de deslocamento da população. Dessa forma, conseguiremos garantir maior qualidade, rapidez e conforto aos usuários", afirma a secretária-adjunta.

O primeiro corredor de ônibus a sair do papel será o Leste-Oeste, cujas obras foram iniciadas em junho e que ligará a Estrada Samuel Aizemberg, na divisa com Diadema, à Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá. Com 13 quilômetros de extensão, será o maior entre os 12 corredores programados para serem construídos pela Administração Municipal.

Ainda faz parte do Leste-Oeste a construção de três viadutos. O primeiro, na Avenida José Odorizzi e que passará sobre a Avenida Robert Kennedy, foi iniciado em agosto deste ano.

¿Juntamente com o Corredor Alvarenga/Robert Kennedy/Couros, o Leste-Oeste dará importante alívio na circulação do município, em especial nas avenidas Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha, que é hoje um dos maiores gargalos de trânsito na cidade¿, explica a secretária-adjunta.

Estudos da Secretaria de Transportes apontam que os dois novos eixos deverão proporcionar uma redução de 7% no volume de tráfego nas avenidas Faria Lima e Lucas Nogueira Garcez.