Corredores de ônibus formam 'Caminho Livre' em São Bernardo

02 de Dez de 2014 Ana Lucia Almeida
Programa de mobilidade urbana da Prefeitura tem como principal objetivo priorizar o transporte coletivo

"Caminho Livre" é o novo nome do programa de mobilidade urbana da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que tem como principal objetivo priorizar o transporte coletivo por meio da criação de corredores de ônibus. De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a ideia é transmitir à população o novo conceito de mobilidade que vem sendo implementado na cidade, com foco na integração dos diferentes modais , monotrilho, ciclovias, catamarã e metrô-cabo.

"É necessário pensar em proporcionar um equilíbrio no uso dos meios de transporte, e isso ocorre ao oferecermos alternativas de modais que atendam às necessidades de deslocamento da população. Dessa forma, conseguiremos garantir maior qualidade, rapidez e conforto aos usuários", afirma a secretária-adjunta.

O primeiro corredor de ônibus a sair do papel será o Leste-Oeste, cujas obras foram iniciadas em junho e que ligará a Estrada Samuel Aizemberg, na divisa com Diadema, à Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá. Com 13 quilômetros de extensão, será o maior entre os 12 corredores programados para serem construídos pela Administração Municipal.

Ainda faz parte do Leste-Oeste a construção de três viadutos. O primeiro, na Avenida José Odorizzi e que passará sobre a Avenida Robert Kennedy, foi iniciado em agosto deste ano.

¿Juntamente com o Corredor Alvarenga/Robert Kennedy/Couros, o Leste-Oeste dará importante alívio na circulação do município, em especial nas avenidas Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha, que é hoje um dos maiores gargalos de trânsito na cidade¿, explica a secretária-adjunta.

Estudos da Secretaria de Transportes apontam que os dois novos eixos deverão proporcionar uma redução de 7% no volume de tráfego nas avenidas Faria Lima e Lucas Nogueira Garcez.