CRAS de SBC faz campanha de combate à venda de bebida para menores

15 de Jul de 2015 Marco Borba
‘Projeto Cidade Responsável’ será apresentado dia 17 de julho durante festa julina realizada em parceria com entidades assistenciais do município

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Bernardo do Campo e entidades assistenciais do município apresentam no dia 17 de julho, no Bairro Alves Dias, o ‘Projeto Cidade Responsável’. A iniciativa, parceria entre a Administração Municipal e a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), visa o desenvolvimento de políticas sociais preventivas para reforçar a proibição à venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, prática considerada crime por lei federal.

O lançamento será durante a ‘Festa Julina’, que acontece entre 11h e 15h no CRAS 2 (Rua João Batista Capitâneo, 160). No local serão distribuídos às famílias atendidas panfletos informativos com orientações sobre a proibição da venda de bebidas a menores, alerta aos jovens quanto aos males causados à saúde pelo consumo de bebidas e orientação às famílias para o estímulo ao comportamento responsável e saudável dos filhos, como a prática de atividades esportivas. O projeto já foi apresentado em outras regiões da cidade.

É a primeira vez que o arraiá social comunitário será realizado na região do CRAS 2. Estarão presentes trabalhadores da unidade, lideranças do bairro e de entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura.

Na festa haverá bingo e venda de comidas típicas, como bolo de milho, pamonha, pipoca, milho verde, canjica e quentão (sem álcool) às famílias atendidas pelas entidades conveniadas. Também serão realizadas apresentações de grupos locais de música e dança caipira, teatro e brincadeiras.

Tanto o ‘Projeto Cidade Responsável’ quanto o arraiá comunitário seguem os parâmetros das políticas públicas da Prefeitura de São Bernardo voltadas à promoção do bem-estar social e a integração das famílias. A cidade conta com cinco CRAS, comandados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).