CRAS de SBC faz campanha de combate à venda de bebida para menores

01 de Jul de 2015 Marco Borba
Projeto será apresentado dia 3 de julho durante ‘Festa Julina’ no Sítio Bom Jesus

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Bernardo do Campo e entidades assistenciais do município lançam no dia 3 de julho, na região do Alvarenga, o Projeto Cidade Responsável. A iniciativa, parceria entre a Administração Municipal e a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), visa o desenvolvimento de políticas sociais preventivas para reforçar a proibição à venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

O lançamento será durante a ‘Festa Julina’, que acontece entre 12h e 16h no CRAS 3 (Rua Ministro Nelson Hungria, 134, Sítio Bom Jesus), e contará com uma série de ações ao longo do mês de julho,  como distribuição de panfletos informativos com orientações sobre a proibição de venda de bebidas a menores, alerta aos jovens quanto aos males causados à saúde pelo consumo de bebidas e orientação às famílias para o estímulo ao comportamento responsável e saudável dos filhos, com a prática de atividades físicas e esportivas. O projeto já foi apresentado em outras regiões da cidade. As ações serão realizadas pelos próprios funcionários do CRAS 3.

É a primeira vez que o arraiá social comunitário será realizado na região do CRAS 3. Estarão presentes trabalhadores da unidade, lideranças do bairro e de entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura.

Na festa haverá bingo e venda de comidas típicas, como bolo de milho, pamonha, pipoca, milho verde, canjica e quentão (sem álcool). A entrada e distribuição dos alimentos serão gratuitos. Também serão realizadas apresentações de grupos locais de música e dança caipira, teatro e brincadeiras.

Tanto o Projeto Cidade Responsável quanto o arraiá comunitário seguem os parâmetros das políticas públicas da Prefeitura de São Bernardo voltadas à promoção do bem-estar social e a integração das famílias. A cidade conta com cinco CRAS, comandados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).