Creche São Judas passa a ser da rede municipal de São Bernardo

07 de Dez de 2015 Niceia de Freitas
Com a mudança, unidade que atende 112 crianças de zero a três anos, passará a receber recursos da Prefeitura

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Rubem Alves, no Bairro Planalto, passou a ser oficialmente uma unidade infantil da rede municipal de São Bernardo. A escola existia desde 2007 como creche São Judas, por meio de convênio com a Prefeitura, e recebeu nova denominação a partir da Lei 6.435/2015. A mudança da nomenclatura traz boas perspectivas e planos para a escola, que atende 112 crianças de zero a três anos.

Com a medida, as expectativas são grandes, já que a denominação permite que a creche possa constituir CNPJ e receber recursos financeiros da Prefeitura, além de formalizar a Associação de Pais e Mestres (APM). A medida era uma reivindicação da escola e comunidade, segundo a diretora Simone Veloni Poleti de Barros. Administrada por uma Organização Não Governamental (ONG), desde 2007, a escola teve o convênio encerrado com a Prefeitura em 2013. Desde então, funcionava como unidade do município, mas como anexo da rede. Faltava a denominação.

Agora, os planos de melhoria são diversos, como instalar piso emborrachado, trocar a cuba de banho das crianças - a que está no local é de azulejo enquanto a ideal seria de alumínio -, além de reforçar a segurança do portão. Entretanto, todas as decisões serão tomadas em conjunto, após a constituição formal da APM, segundo Simone. Os passos iniciais já foram dados com a realização da primeira assembleia para a formação da APM, que terá representantes de pais de alunos, professores, funcionário e a diretora.

A escolha do nome da unidade foi decidida pela escola em função da rica biografia do patrono Rubem Alves, um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil, além de reconhecido educador.

Rede – Atualmente, a educação infantil em São Bernardo conta com 46 unidades, que atendem 13.392 alunos, incluindo os Centros de Educação Unificado (CEUs) e as Emebs. Há ainda 24 creches conveniadas, com 2.601 alunos.