Crianças podem aprender sobre o trânsito de forma divertida nas férias

22 de Jan de 2016 Aglaupe Grana
Atividades que incluem teatro, fantoche, circuito de trânsito, jogo e roda de conversa são destinadas a crianças de 4 a 14 anos

No período das férias escolares, os futuros motoristas podem aprender sobre segurança no trânsito de forma muito divertida. O Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) da Prefeitura de São Bernardo, no Bairro Anchieta, realiza de 23 a 31 de janeiro oficinas gratuitas voltadas sobretudo a crianças de 4 a 14 anos. Mas os adultos também são convidados a participar.

O trabalho educativo possibilita a construção de conhecimentos e permite a vivência de situações reais por meio de conteúdos que despertam interesse e adoção de posturas corretas no cotidiano. As ações serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária da criança, em horários definidos e segundo o cronograma estabelecido. Os pais também são incluídos na programação.

O projeto, que teve início em 2009, é realizado sempre no período de férias escolares, com boa aceitação do público. Em sua ultima edição, em julho de 2015, recebeu 881 crianças.

As oficinas desta edição terão como tema “Jogos do mundo inteiro e de corpo inteiro”, já que em 2016 o Brasil será a sede das Olimpíadas, que serão disputadas no Rio de Janeiro. A partir da exposição de bandeiras dos países dos cinco continentes, serão trabalhados conteúdos e conceitos relacionados aos meios de transporte utilizados nos respectivos  países.

Alguns dos temas abordados serão vagas e assentos preferenciais, uso de equipamentos eletrônicos durante os deslocamentos, preservação e uso correto do transporte público, uso do cinto e dispositivos de segurança e da faixa de pedestres. Todos esses assuntos são abordados de forma lúdica e dinâmica, por meio de teatro, fantoches, circuito interativo de bicicletas, jogos, lego e rodas de conversa.

Os adultos presentes irão participar de palestras sobre Pilotagem segura e Mobilidade segura e dicas de segurança.

As atividades acontecem todos os dias, em dois períodos: das 9h à 11h30, com pausa para lanche às 10h30; e das 14h à 16h30, com pausa para lanche às 15h30. Os lanches devem ser levados pela criança, e os participantes devem chegar com 15 minutos de antecedência.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 4126-2902 ou pessoalmente no CTR, que fica na Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40. Bairro Anchieta. Poderão também participar grupos de comunidades, instituições e ONGs. Os grupos deverão ter no máximo 40 pessoas. Menores de 8 anos devem estar acompanhados de um responsável. As crianças acima dessa idade devem retirar ficha no local, que deverá ser assinada pelo pai ou responsável legal.

Recomendações:

- O participante, especialmente a criança, deverá vestir roupas e calçados leves e confortáveis; de preferência tênis.

- O lanche da preferência da criança deverá ser pronto, não perecível e sem necessidade de aquecimento.

- Bebidas. De preferência embalagens individuais.

- Para dias mais quentes recomenda-se o uso de boné e protetor solar.

- Pais ou responsáveis não poderão permanecer no mesmo espaço que a criança.

- Horários deverão ser cumpridos para não comprometer o plano de atividades.

- Após o início das atividades não será mais aceita inscrição.

- Atividades distribuídas conforme faixa etária.

- Em caso de chuva, o circuito aberto não será utilizado e haverá outra atividade em área coberta.