Curso para síndicos transforma conjuntos habitacionais de SBC

09 de Abr de 2015 Marco Borba
Formação, promovida pela Prefeitura, tem contribuído para a melhoria da organização e convivência nos conjuntos habitacionais

A organização dos conjuntos habitacionais de São Bernardo e a convivência entre seus moradores têm se aprimorado cada vez mais. O principal fator responsável por isso é o curso de Gestão e Administração de Condomínios Constituídos para Habitação de Interesse Social, realizado pela Prefeitura em parceria com o Secovi (Sindicato de Habitação).

O objetivo da formação, que aconteceu no segundo semestre de 2014 e teve seis semanas de duração, foi formar síndicos preocupados não apenas com a aplicação de regras de convívio e preservação dos prédios, mas também em implementar uma gestão democrática e participativa, que envolva todos os moradores em reuniões periódicas e assembleias.

Os encontros entre os moradores acontecem uma vez por mês nos conjuntos habitacionais da cidade. Além de prestar contas sobre a destinação dos recursos do condomínio, são discutidas as obras prioritárias a serem executadas e, quando necessário, a escolha de novo síndico.

Graças a essa organização, a qualidade de vida dos prédios construídos pela Prefeitura tem melhorado ainda mais. No Bloco 33 do Conjunto Habitacional do Jardim Esmeralda alguns dos prédios foram pintados, o piso recebeu revestimento cerâmico e as paredes textura de grafiato. Cada morador contribui mensalmente com R$ 40 em média para a manutenção e melhorias. Os síndicos são escolhidos pelos próprios moradores.

“No início foi um pouco difícil, mas aos poucos as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de se manter limpo e bem cuidado o local onde moram e o respeito às regras para uma boa convivência”, disse Ireno Pereira dos Santos, síndico do Bloco 32, que já conta com interfone e câmera de vigilância.

Para João Batista de Souza, síndico do Bloco 23, o curso também serviu para conquistar respeito junto aos moradores. “As pessoas estão se conscientizando de que é responsabilidade dos moradores a manutenção dos prédios. Essa formação nos dá respaldo para conversar. Não dá para ficar discutindo sobre o que cada um deve fazer. É sempre bom evitar discussões.”

Ainda segundo ele, os conjuntos estão na fase de formalização do condomínio. Posteriormente, será feito o registro em cartório. Com esse documento, cada condomínio terá seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Essa fase é anterior à titulação do imóvel, ou seja, ocasião em que as famílias optam pela compra ou pela Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos apartamentos. O Conjunto Habitacional do Jardim Esmeralda conta com 564 apartamentos.

Curso – No total, 123 moradores dos conjuntos habitacionais do Jardim Esmeralda, Jardim Silvina, Nova Silvina, Nova Baeta, Sítio Bom Jesus e Três Marias participaram da formação.

Dividido em cinco módulos, o curso aborda temas importantes para a gestão condominial. No primeiro, os participantes são levados a refletir sobre a importância da participação cidadã e o papel a ser desempenhado pelos síndicos. Nos outros quatro módulos são abordados temas como a formalização do condomínio, administração e gestão financeira, manutenção predial, relações entre condôminos e mediação de conflitos.

Além de fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão condominial nos conjuntos habitacionais feitos pela Prefeitura, a iniciativa visa fortalecer a gestão democrática e participativa e contribuir para que os síndicos estimulem a organização autônoma e sustentável dos novos locais de moradia.

O curso faz parte das ações sociais que a Prefeitura realiza junto às famílias beneficiadas com moradias. Essas ações estão previstas, inclusive, no contrato firmado entre a Administração municipal e o governo federal para a construção dos conjuntos.

Desde 2009, a Prefeitura já entregou, em toda a cidade, 3.958 novas unidades habitacionais.