Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Depois de 16 anos em favela, Sara conquista sua casa própria

Depois de 16 anos em favela, Sara conquista sua casa própria

08 de Dez de 2015 Vladimir Ribeiro
A dona de casa foi uma das 950 famílias que receberam o título que regulariza o imóvel no Conjunto Três Marias

“Hoje tenho um local que é meu. Posso pedir para fazer entregas na minha casa, pois tenho um endereço.” É dessa forma que a dona de casa Sara Maria Salazar Ferreira define a sensação de ter conseguido um apartamento no Conjunto Habitacional Três Marias. Antiga moradora da Rua das Perobas, no Jardim Ipê, Sara é uma das beneficiadas pelos títulos de regularização fundiária entregues pelo prefeito de São Bernardo, no dia 5.

Sara chegou a São Bernardo em 1985, vinda de Fortaleza, no Ceará, e se instalou com a família em uma casa de aluguel. O desemprego acabou levando a dona de casa a morar em um barraco no Jardim Ipê. “Eu morava na favela mesmo. Viver na comunidade é uma maneira diferente de dizer onde vive”, brincou.

Ela recorda que sempre que o tempo começava a mudar e uma tempestade se formava, o sentimento era de desespero. “Havia o medo do transbordamento do córrego. Em uma ocasião, cheguei do trabalho e a água havia levado tudo o que tinha. Fiquei com a roupa do corpo e um botijão de gás que a enxurrada trouxe”, contou. Foram 16 anos morando dessa forma.

Hoje, com o apartamento no Conjunto Três Marias regularizado, ela afirma que sua vida mudou completamente. “A diferença é muito grande. Agora não tenho mais medo da chuva, recebo cartas e posso pedir uma linha telefônica. Não tenho mais que sentir vergonha de onde moro e me sinto uma cidadã”, salientou.

Regularização - No último domingo (5), foram entregues 950 dos 1.236 títulos de regularização fundiária do Conjunto Habitacional Três Marias. As outras 286 famílias serão beneficiadas assim que estiverem com a documentação em dia.

Além de segurança jurídica, a regularização resulta em outros benefícios aos moradores, como a valorização do imóvel, transferência para herdeiros e a possibilidade de o bem ser dado como garantia para financiamentos.

Os apartamentos, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, foram construídas para abrigar famílias que residiam em áreas de riscos e em assentamentos precários já extintos da região do Alvarenga (Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia I e II, Pantanal I e II e Jardim Ipê).

Além das moradias, a Prefeitura construiu no local um centro comercial para atender os empreendedores que precisaram ser removidos para a execução das obras e providenciou toda a infraestrutura, como pavimentação, contenções em áreas sujeitas a deslizamentos, drenagem, abastecimento de água e iluminação. Também construiu o Parque Três Marias. Além disso, o projeto destinou áreas para equipamentos públicos como o CEU Celso Daniel, o Centro de Apoio à Reciclagem e a um terminal de ônibus.

O prefeito lembrou que a ação no Três Maria faz parte do projeto de transformação da cidade iniciado em 2009. “Até o momento, foram mais de 4,2 mil moradias entregues. Temos muito o que fazer, pois ainda há famílias em aluguel social esperando por sua moradia. Esse é um processo de continuidade e que não pode ser parado”, disse.

Mora Mais Legal - No mesmo dia da entrega dos títulos, o prefeito lançou o programa Morar Mais Legal, que capacita síndicos dos prédios para que mantenham os conjuntos habitacionais preservados e a boa convivência entre os moradores. “Queremos que o Três Maria seja um grande exemplo para outros conjuntos habitacionais do município”, destacou o prefeito.