Desafio de fazer robôs começa cedo em São Bernardo

23 de Out de 2015 Elenice Vieira
Alunos do Ensino Fundamental já fizeram vários protótipos de carros capazes de vencer obstáculos como rampas

Sem dúvida, o ensino de robótica desperta a curiosidade para a área da ciência e tecnologia e, como interesse não tem idade, em São Bernardo as crianças da rede municipal de ensino não precisarão esperar até a universidade para aprender a fazer robôs. Os alunos do 5º ano do Fundamental têm aulas de robótica e são unânimes ao declarar muito gosto pelo tema.

“No ambiente de robótica educativa o aluno é constantemente desafiado a pensar e sistematizar suas ideias. Com isso, há estímulo ao pensamento investigativo e ao raciocínio lógico”, garante a professora Marisa Mazzin Martins, responsável pelas aulas de robótica na EMEB Maurício Caetano de Castro II, no Bairro Alves Dias

A robótica leva o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, saindo da teoria para a prática. A robótica se caracteriza como ciência multidisciplinar envolvendo temas como mecânica, eletrônica, hidráulica, pneumática e computação. Os alunos da EMEB já fizeram vários protótipos de carros capazes de vencer obstáculos como rampas e outras dificuldades.

“A proposta é essa, fazer a ferramenta (robô) que consiga vencer obstáculos físicos. Para isso temos de pensar, raciocinar, e isso é o que fascina nas aulas de robótica”, revela aluna do 5º ano do Fundamental, Isabella Aparecida Carvalho.

A robótica estimula também estudantes com dificuldade de aprendizado. “Já tivemos alunos com baixo rendimento em sala de aula, mas que se destacavam nas aulas de robótica”, lembra a professora.

As aulas começam com pesquisas na internet. Os alunos participam de jogos online, jogos de programação e depois partem para a montagem do robô com material da Lego Data, e peças de material específico para a finalidade. “Adoro montar e desmontar. Gosto de colocar meu cérebro para funcionar”, diz Jhady Carolyne de Oliveira, 10 anos, também do 5º ano do Fundamental. As aulas acontecem de 15 em 15 dias para os alunos do 5º ano do Fundamental.