Desafio Tocha Olímpica põe alunos para pensar na criação de jogos e aplicativos

19 de Abr de 2016 Niceia de Freitas
Projeto potencializa conhecimento e engaja professores e alunos em evento que acontece em São Bernardo

Os alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal de São Bernardo vão participar do Desafio Tocha Olímpica, atividade tecnológica que aborda a temática do evento de revezamento da tocha, que passará por São Bernardo no dia 23 de julho. Os alunos vão criar jogos que ficarão disponíveis em uma plataforma aberta para qualquer internauta e também aplicativos para telefone celular.  A expectativa é de que as produções sejam apresentadas em junho deste ano.

A iniciativa é uma das etapas do projeto Laboratório de Inteligência em Edugamificação Urbana (LiEU), que prevê potencializar o conhecimento dos professores e alunos para construir games/apps/sistemas. Além disso, tem o objetivo de engajar os professores e alunos em evento que acontecerá na cidade.

A Tocha Olímpica, que chega ao Brasil em 27 de abril, passará por 329 cidades, e estará em São Bernardo dia 23 de julho, um dos 83 municípios que farão a celebração. O trajeto na cidade terá percurso de 12,8 quilômetros, passando pela Avenida Senador Vergueiro, Paço Municipal, Rua Jurubatuba, Marechal Deodoro, Paço, Lucas Nogueira Garcez, Avenida Kennedy e Avenida São Paulo.

O Desafio propõe aos alunos criar jogos digitais e animação, a partir da plataforma scracth, que tem linguagem fácil. Quando prontos ficarão disponíveis para acesso no Portal da Educação http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/ para alunos da rede e comunidade.

A criatividade das crianças é aguçada a partir de conteúdo integrado, desde a parte teórica, na sala de aula, às oficinas de laboratório, por meio do projeto Integração de Mídias e Tecnologias nas Escolas. De acordo com a chefe de seção de Laboratório e Educação Tecnológica Nanci Folena, a produção dos jogos digitais pode ser de ação e aventura, estratégia e quebra-cabeça, entre outros. Já para o aplicativo, a ideia é fornecer informações, como o percurso da tocha e curiosidades dos esportes olímpicos, entre outras opções.