Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Dia D agiliza atendimento para pessoas com deficiência na CTR de SBC

Dia D agiliza atendimento para pessoas com deficiência na CTR de SBC

25 de Set de 2015 Niceia de Freitas
Evento na Central de Trabalho e Renda reuniu empresas e trabalhadores interessados em colocações no mercado de trabalho

O Dia D - Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados reuniu 22 empresas, que disponibilizaram 260 vagas de emprego, durante evento promovido nesta sexta-feira (25) na Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, no Centro. A iniciativa agiliza a seleção deste público pelas empresas, já que permite a pré-seleção no mesmo dia. O atendimento ocorreu de forma diferenciada, pois o candidato não tem um contato prévio com a empresa em dias normais.

Empresa do ramo de construção que participou do evento ofereceu 10 vagas neste dia. “Tenho uma boa expectativa de encontrar candidatos com o perfil que procuramos”, disse a analista de Recursos Humanos, Josane Glória.

Já Joice Lima de Souza, uma das candidatas, espera receber em poucos dias uma boa notícia, a de ser convocada. “Tive a oportunidade de preencher ficha para mais de uma empresa”, afirmou Joice, que tem uma prótese no quadril decorrente de ostiomielite, causada por uma infecção no osso, que a impede de andar normalmente.

Empresas e candidatos aprovaram a ação, que ofereceu boa estrutura de atendimento, inclusive com interpretes de Libras (linguagem de sinais) para deficientes auditivos. “Sem este tipo de atendimento as partes não se entenderiam, o serviço seria restrito ao preenchimento de fichas”, explicou Samanta Duarte Batista, intérprete da CTR.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo esteve no local e ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “Contribui para inserir mais pessoas no mercado de trabalho, de acordo com a política de geração de trabalho e renda do atual governo” acrescentou. Leia mais sobre empregos no jornal NM Bairros.

A iniciativa é uma ação conjunta do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, os postos do Sistema Nacional do Emprego (SINE) e a Prefeitura. De acordo com a Lei Federal 8.213/91 (Lei de Cotas), as empresas com mais de 100 funcionários devem, obrigatoriamente, incluir em seu quadro pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados.

O Secretário de Serviços Urbanos também participou do evento.