Dilma Rousseff participa de congresso de pequenos agricultores em SBC

15 de Out de 2015 Marcelo Dorador
Objetivo do encontro é promover uma aliança entre campo e cidade por meio da produção de alimentos

A presidenta Dilma Rousseff participou do segundo dia do 1º Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na tarde desta quarta-feira (14), em São Bernardo. O evento, que teve início na última terça-feira (13), acontece até sexta-feira (16) no Pavilhão Vera Cruz. Também prestigiaram o encontro o prefeito de São Bernardo, e os ministros do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

Com o tema ‘Plano Camponês: Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar’, o objetivo do congresso é promover uma aliança entre campo e cidade por meio da produção de alimentos. Além disso, discutir formas eficientes de comercialização e distribuição desses produtos.

Para discutir esses e outros temas, também estiveram presentes, além de lideranças do MPA, representantes de movimentos sociais e sindicais, como o presidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

De acordo com a presidenta, todos devem apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar. “Gostaria de ressaltar a importância da agricultura familiar que, além de gerar renda, coloca comida de qualidade na mesa dos brasileiros. Destaco o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que garante que 30% da demanda alimentar de todas as áreas da defesa - Exército, Marinha e Aeronáutica - tenha origem da agricultura familiar. E o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae).”

Segundo Dilma, em relação a esse último programa, São Bernardo é exemplo uma vez que adquire alimentos para a merenda escolar de agricultores familiares além da porcentagem determinada por lei, de 30%.

Anderson Amaro, coordenador nacional do MPA, ressaltou que a presidenta sempre poderá contar com os movimentos sociais que ajudaram em sua reeleição. “Este é o povo que te apoia e sempre te apoiou. Continue a trabalhar olhando para o trabalhador do campo que do outro lado estaremos fazendo o que sabemos fazer de melhor, que é produzir alimentos”, disse.

Antes do discurso da presidenta, a Aliança Camponesa e Operária distribuiu cestas básicas com produtos do campesinato. No primeiro dia do Congresso, 14, foram organizadas duas mesas de debate: “Mulheres, Luta e Poder Popular” e “Juventude Camponesa: Desafios e Perspectivas”.

O evento do MPA tem o apoio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, vinculado à CUT. A programação da Feira Nacional da Agricultura Camponesa, que acontece simultaneamente ao Congresso e é aberta ao público, prevê a exposição de alimentos agroecológicos, bebidas e artesanato de várias regiões do país.