Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Do curso de panificação ao sonho do negócio próprio

Do curso de panificação ao sonho do negócio próprio

28 de Out de 2015 Graziela Guerra
Com o apoio da Prefeitura de SBC, grupo de mulheres do pós-balsa se capacita, organiza e abre padaria no Bairro Capivari

A padaria Companhia do Trigo abriu suas portas ao público no dia 29 de outubro, na Estrada Rio Acima, 75, no Bairro Capivari. O negócio é um bem sucedido empreendimento solidário que começou modestamente, em 2013, como um curso profissionalizante de panificação promovido pela Secretaria de Educação de São Bernardo e Fundação Volkswagen para 35 mulheres moradoras da região do pós-balsa.

Após a capacitação, animadas pela perspectiva de abrir um negócio próprio na área de panificação, o grupo passou a contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e do Consulado da Mulher, instituto que promove o empreendedorismo entre mulheres de baixa renda e escolaridade.

A princípio funcionando como ‘Padaria Social’, na produção e comercialização de pães apenas na região, o empreendimento foi aos poucos ampliando suas atividades e organização até conseguir alugar um local definitivo, que vai ser inaugurado agora, no Bairro Capivari.

Todo esse desenvolvimento foi acompanhado e teve o apoio técnico da SBCSOL – Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, órgão também vinculado à Prefeitura. Alguns dos cursos oferecidos às empreendedoras foram: Gestão Financeira; Relações Interpessoais; Participação em Eventos; Regimento Interno; Oficina de Trabalho em Equipe e Motivação; Economia Solidária como Alternativa a Geração de Renda; Divulgação e Marketing.

Além da capacitação, a SBCSOL cedeu ao grupo de empreendedoras alguns equipamentos para o início dos trabalhos, como forno industrial elétrico de panificação, câmara climática, duas estantes de almoxarifado e computador.

Todo esse trabalho foi possível graças à parceria da Prefeitura de São Bernardo com a Universidade Metodista – Instituto Granbery e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Programa de Geração de Trabalho e Renda – Economia Solidária da Prefeitura de São Bernardo existe desde 2010. Um dos seus instrumentos mais importantes é a Incubadora de Empreendimentos Solidários – SBCSOL, que assessora a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos.

A SBCSOL fica na Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1.000, Bairro Planalto Ed. H s/222. Atende das 13h às 18h. Informações pelo telefone 4366-5361.

Empreendedorismo – Outro instrumento da Prefeitura para incentivar o empreendedorismo na cidade é a Sala do Empreendedor.  Criada em 2011, o espaço atende aqueles que desejam regularizar, instalar ou ampliar seus negócios em São Bernardo. Na Sala é possível encontrar informações e serviços de diversas secretarias da Administração municipal e de instituições parceiras que auxiliam os empresários em todas as etapas de desenvolvimento de seu negócio: concepção e planejamento do empreendimento; abertura, registro e licenças; ampliação, desenvolvimento e fortalecimento empresarial. Expandir o negócio.

A Sala do Empreendedor fica no térreo do prédio sede da Prefeitura de São Bernardo, na Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro. Atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.