Donos de padarias lotam teatro durante ação educativa da Vigilância Sanitária

01 de Jun de 2016 Helder Marques
Evento reuniu representantes das panificadoras de SBC e teve o objetivo de orientar sobre boas práticas no ambiente de trabalho

O Teatro Municipal Cacilda Becker, no Centro, recebeu, nesta terça-feira (31), representantes das 200 padarias registradas em São Bernardo para uma ação educativa de boas práticas na manipulação de alimentos. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e teve como objetivo orientar os participantes sobre a legislação sanitária.

Ao contrário de multar e até interditar estabelecimentos por causa de irregularidades, o papel do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias no município é exatamente o de ajudar os comerciantes a seguirem as regras que garantem a qualidade e a segurança daquilo que é comercializado.

Segundo a secretária de Saúde, uma das grandes oportunidades desses encontros é poder desenvolver um olhar mais severo nos comerciantes em relação ao seu negócio. “O mais importante dessa ação educativa é poder ajudar os donos e trabalhadores de diferentes segmentos a criarem boas práticas no ambiente de trabalho. Não pretendemos apenas fiscalizar e multar. É importante observar que o teatro, lotado como está hoje, mostra a força e a importância do trabalho desenvolvido nas padarias para a população de São Bernardo”, comentou a secretária.

Os representantes das panificadoras tiveram a oportunidade de conhecer os principais problemas identificados pela fiscalização da Vigilância Sanitária nesses estabelecimentos. Os técnicos do órgão mostraram as irregularidades mais frequentes para que os comerciantes possam solucionar eventuais pendências e evitar problemas futuros com a fiscalização municipal.

Os dados da Vigilância Sanitária mostram que, entre os anos de 2013 e 2016, por exemplo, 100% das padarias fiscalizadas foram autuadas por irregularidades e 40% delas tiveram de ser interditadas. Os mesmos dados mostram que, das 209 denúncias registradas que causaram essas interdições, entre os anos de 2012 e 2016, 84 foram motivadas por pragas (baratas, roedores, pombos), 62 por causa de produtos vencidos e 29 após constatação da falta de higiene no ambiente de trabalho.

O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, Antônio Carlos Henriques, o “Toninho”, aproveitou o momento para resgatar a importância da representação da categoria diante das dificuldades que os proprietários de padarias vêm enfrentando para manter o seu negócio diante da atual situação econômica do País. Além disso, reforçou a seriedade do trabalho desenvolvido em parceria com a Vigilância Sanitária. “O sindicato existe para ajudar os proprietários a melhorar o seu serviço. Ver vocês todos juntos aqui mostra a coragem e a responsabilidade que temos para enfrentar muitos problemas, como manter a bom funcionamento no ambiente de trabalho, pagar os funcionários e os impostos e estar em dia com os nossos fornecedores”, disse o sindicalista.

Ermelino de Sousa Nunes, 54 anos, que é proprietário de um mercado de pequeno porte no bairro Parque dos Químicos, considerou muito importante todas as informações compartilhadas durante o encontro. “Vi o convite dessa ação educativa da Prefeitura e decidi vir, já que comercializo pães no meu mercadinho. Eu acredito que isso nos ajuda a melhorar aquilo que vendemos para os nossos clientes, né? Ver as imagens que nos mostraram no telão, com todos aqueles problemas encontrados em muitas padarias, serve de alerta para não errarmos também. Tenho certeza que passarei o que aprendi aqui hoje para muitos amigos comerciantes.”