Duas mostras celebram os 35 anos da Pinacoteca de São Bernardo

27 de Nov de 2015 Aglaupe Grana
Espaço tem o maior acervo de arte moderna e contemporânea do ABC; exposições vão até 20 de fevereiro

Neste sábado (28), às 17h, a Pinacoteca de São Bernardo abre duas exposições: ‘Somos todos filhos do carvão’ e ‘Arte como trabalho’. As mostras celebram o aniversário de 35 anos do espaço, comemorado no último dia 26. Além das exposições, também haverá pintura ao vivo, performance e coquetel.

As exposições têm curadoria do artista plástico Saulo di Tarso. ‘Somos todos filhos do Carvão’ é composta apenas por obras do artista, confeccionadas entre 1994 e 2015, baseadas na Geometria do Caos.

Fazem parte da mostra ‘Arte como trabalho’ obras do acervo da Pinacoteca, muitas delas doadas. Entre os artistas representados estão Emanoel Araújo, Luis Sacilotto, Hudnilson Jr., Maria Bonomi, Lothar Charoux, Regina Silveira, Sergio Niculitcheff, Rubens Pontes e Julio Plaza.

Espaço da arte no ABC - A Pinacoteca de São Bernardo é o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC. Seu acervo conta, hoje, com 1.375 obras, de 522 artistas - quando foi inaugurado, em 1980, tinha apenas 77. As peças são mantidas na própria Pinacoteca, em local com acesso restrito e desumidificadores de ar.

A Pinacoteca não é apenas um espaço de exposição. No local também são desenvolvidas atividades e oficinas gratuitas na Biblioteca de Arte, laboratório de fotografia e auditório. Graças a uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo, usuários de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade também utilizam as instalações para realizar trabalhos terapêuticos.

O curador do espaço, Gonçalo Pavanello no comando da casa desde a abertura, conta que já passaram por lá muitos artistas e histórias. “Podemos dizer que a Pinacoteca começou muito antes do prédio atual existir, há 50 anos, com a formação do Acervo Municipal, em 1965. Naquela época, as obras eram expostas nas salas do prefeito e do presidente da Câmara.”

Uma das metas da Pinacoteca é valorizar a cena cultural da região: 181 artistas do acervo são do ABC.

“Poucos locais no Brasil têm a estrutura da Pinacoteca. O espaço é ótimo, temos oficinas de arte, biblioteca e divulgação de trabalhos da região”, conta o administrador de uma galeria de São Bernardo, Thomás Pacheco. Segundo ele, a Pinacoteca ajuda a divulgar as artes plásticas na cidade. “O público que visita a Pinacoteca vai até minha galeria para buscar mais, e vice versa. São espaços que trabalham lado a lado”, conta.

Filipi Moura, estudante de audiovisual, frequentemente pode ser encontrado na Biblioteca de Arte da Pinacoteca, onde tem acesso a livros que não encontra em outros locais. “Eu gosto muito de arte e aqui tenho tudo que preciso. Poucos lugares são tão bem equipados. Adoro o ambiente calmo e aconchegante da Pinacoteca.”

Serviço - A Pinacoteca de São Bernardo fica na Rua Kara, 105, no Jardim do Mar. O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, e as quintas, até às 21h.

A visitação para as exposições comemorativas poderá ser feita até o dia 20 de fevereiro de 2016. Para visitas orientadas, com grupos de até 30 pessoas, é necessário agendar, de terça a sexta-feira, pelo telefone 4125-4056.

Veja algumas das obras em exposição na Pinacoteca