Eleição para os conselhos das unidades de saúde de SBC ocorre neste domingo

16 de Out de 2015
Serão eleitos quatro usuários por unidade de saúde, sendo dois titulares e dois suplentes

Ocorre neste domingo (18), das 9h às 17h, a eleição para os conselhos gestores das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nove Unidades de Pronto Atendimento (UPASs) de São Bernardo do Campo. Serão eleitos quatro usuários por unidade, sendo dois titulares e dois suplentes.

Para ter direito  a voto, o usuário deve estar cadastrado na unidade de sua base territorial.

Os conselhos gestores das unidades saúde têm composição tripartite, sendo formados por dois usuários (ou representantes das entidades), um trabalhador da rede de saúde e um membro indicado pela Secretaria Municipal de Saúde, além dos respectivos suplentes.

A eleição dos trabalhadores da rede de saúde que farão parte dos conselhos será feita de 21 a 22 de outubro, mesmo prazo em que os representantes da Secretaria de Saúde serão indicados.

Com caráter deliberativo, os conselhos têm como principais objetivos a avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e ações de saúde em sua área de abrangência.

O mandato dos conselheiros eleitos para o biênio 2015/2016 terá início a partir da posse, prevista para dezembro deste ano.

As eleições nas unidades municipais (hospitais, ambulatórios, clínicas e outras unidades que atendem usuários de qualquer parte da cidade) serão realizadas até 19 de outubro. Nessas unidades, haverá plenárias específicas.

Associações comunitárias e outras organizações da sociedade civil podem indicar representantes, desde que tenham CNPJ ativo há 12 meses, no mínimo. Os cidadãos que estejam exercendo mandato parlamentar ou de assessoria no legislativo municipal, estadual ou federal, não poderão ser representantes de quaisquer dos segmentos.