Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Em São Bernardo, boas práticas de prevenção sustentam baixo índice de gestação na adolescência

Em São Bernardo, boas práticas de prevenção sustentam baixo índice de gestação na adolescência

14 de Mar de 2024 Vivian Rossi

Com as políticas públicas que envolvem boas práticas de prevenção e conscientização implantadas na rede municipal de Saúde, São Bernardo sustenta o baixo índice de gestação na adolescência. Atualmente, apenas 6,4% dos bebês nascidos no município são de gravidez entre jovens de 10 a 19 anos, número bem abaixo da média nacional, de 12,3%.

Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, apontam queda gradativa dos casos de gravidez na adolescência na cidade desde 2000. Nos últimos anos, o declínio vem se acentuando e se mantendo abaixo dos dois dígitos.

OFERTA DE DIU – Além da livre demanda de preservativos masculinos e femininos. São Bernardo capacitou mais de 250 profissionais em 2023, por meio de um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ampliando a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) para todas as 34 UBSs. O método contraceptivo também é ofertado no Hospital da Mulher, especialmente, quando a mãe dá à luz com idade inferior a 18 anos.