Em São Bernardo, Operação Noite Tranquila faz dispersão de 200 pessoas no Jardim Cláudia

06 de Mar de 2024 July Stanzioni

A Operação Noite Tranquila, principal medida de combate à perturbação do sossego público de São Bernardo, culminou na fiscalização de 46 estabelecimentos em diversos bairros no último final de semana. Entre as principais ocorrências estão a dispersão de 200 pessoas que ocupavam o passeio público no Jardim Claudia.

Dos 46 estabelecimentos fiscalizados entre a sexta-feira (1º/3) e madrugada de domingo (3/3), três foram autuados por estar com som acima do volume permitido e por obstrução do passeio público. A operação percorreu diversos pontos da cidade, entre eles Rudge Ramos, Parque Linear e Carminha. No caso do Jardim Claudia, 15 pessoas passaram por averiguação, sendo que uma delas conduzia uma motocicleta sem estar habilitada. Dessa forma, a moto foi apreendida e o indivíduo levado ao distrito policial.

DRONES – Desde o final de 2023, a Guarda Civil Municipal conta com o auxílio de drones para o monitoramento de ruas e bairros, em especial aos finais de semana.

BALANÇO – As ações preventivas da Guarda Civil Municipal, por meio da Operação Noite Tranquila, têm garantido a paz e sossego aos moradores de São Bernardo nos últimos sete anos. Desde que foi implantada na cidade, em 2017, mais de 15 mil estabelecimentos foram fiscalizados, sendo 3.000 autuados por descumprir a Lei Municipal de perturbação de sossego com som alto. Os trabalhos são realizados pelos agentes de segurança da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), profissionais da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico (que fiscalizam alvarás de funcionamento), da Vigilância Sanitária e do Departamento de Trânsito.

LEGISLAÇÃO - A perturbação de sossego com som alto é vedada pela Lei Municipal nº 6.323/2013, sob pena de multa que varia de R$ 300 a R$ 4.700. As denúncias podem ser feitas pelos moradores através do telefone 153, pelo aplicativo SBC na Palma da Mão, ou pelo canal 190 da PM.