Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Em São Bernardo, Operação Noite Tranquila faz dispersão de 200 pessoas no Jardim Cláudia

Em São Bernardo, Operação Noite Tranquila faz dispersão de 200 pessoas no Jardim Cláudia

06 de Mar de 2024 July Stanzioni

A Operação Noite Tranquila, principal medida de combate à perturbação do sossego público de São Bernardo, culminou na fiscalização de 46 estabelecimentos em diversos bairros no último final de semana. Entre as principais ocorrências estão a dispersão de 200 pessoas que ocupavam o passeio público no Jardim Claudia. 

Dos 46 estabelecimentos fiscalizados entre a sexta-feira (1º/3) e madrugada de domingo (3/3), três foram autuados por estar com som acima do volume permitido e por obstrução do passeio público. A operação percorreu diversos pontos da cidade, entre eles Rudge Ramos, Parque Linear e Carminha. No caso do Jardim Claudia, 15 pessoas passaram por averiguação, sendo que uma delas conduzia uma motocicleta sem estar habilitada. Dessa forma, a moto foi apreendida e o indivíduo levado ao distrito policial.

DRONES – Desde o final de 2023, a Guarda Civil Municipal conta com o auxílio de drones para o monitoramento de ruas e bairros, em especial aos finais de semana. 

BALANÇO – As ações preventivas da Guarda Civil Municipal, por meio da Operação Noite Tranquila, têm garantido a paz e sossego aos moradores de São Bernardo nos últimos sete anos. Desde que foi implantada na cidade, em 2017, mais de 15 mil estabelecimentos foram fiscalizados, sendo 3.000 autuados por descumprir a Lei Municipal de perturbação de sossego com som alto. Os trabalhos são realizados pelos agentes de segurança da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), profissionais da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico (que fiscalizam alvarás de funcionamento), da Vigilância Sanitária e do Departamento de Trânsito.

LEGISLAÇÃO - A perturbação de sossego com som alto é vedada pela Lei Municipal nº 6.323/2013, sob pena de multa que varia de R$ 300 a R$ 4.700. As denúncias podem ser feitas pelos moradores através do telefone 153, pelo aplicativo SBC na Palma da Mão, ou pelo canal 190 da PM.