Emeb da rede municipal de SBC realiza Parada Literária com alunos

07 de Ago de 2015 Cosmo Silva
Evento aconteceu na escola Carmen Tabet, no Bairro Tatetos e contou com a presença da escritora e ilustradora Lúcia Reis

Com a proposta de proporcionar vivência e estimulo à leitura entre seus alunos, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Carmen Tabet Marques de Oliveira, localizada no Bairro Tatetos, na região do Pós-Balsa, realizou nesta quinta-feira (6) sua 2ª Parada Literária. E para incentivar e reforçar ainda mais o gosto pela leitura entre os alunos, o evento contou com uma presença ilustre: a escritora e ilustradora Lúcia Reis, autora de 14 livros.

Na atividade literária, várias contações de histórias, rodas de leitura, bate-papo, rodas de ilustrações e uma entrevista, elaborada pelos alunos, com a própria autora. Tudo para proporcionar um ambiente onde a leitura e o universo dos livros e desenhos fizessem parte das atividades realizadas envolvendo professores, alunos e bibliotecários da Emeb.

“Nas rodas de contação de histórias podemos abordar fábulas, mitologia e artes em geral. Sempre procuramos trabalhar em parceria com o professor para fazer com que os alunos tenham cada vez mais gosto pela leitura. É uma honra e um grande privilégio poder presenciar e participar de atividades como essa”, ressalta Lúcia Reis, que foi uma das escritoras participante da primeira Feira Literária realizada pela Secretaria de Educação de São Bernardo, em 2011.

Entre os livros já publicados pela autora, destacam-se A Casa do Coelho, Joselito e o Elefante que Estudava, A Esquisita Aranha Rita, Por Um Mundo Mais Bacana, o Mago Maluco e o Gato Pirado. Este último, no mês de setembro, completa 20 anos.

“Foi muito legal falar bem de pertinho e entrevistar a escritora de vários livros que eu já li. Hoje ficamos sabendo como ela faz para escrever e desenhar as histórias”, ressaltou Barbara Cristiny Donizette Moreira Costa, aluna do 3º ano e fã declara do livro Por um Mundo Mais Bacana.

3ª FELISB – A terceira edição da Feira Literária de São Bernardo do Campo acontece entre os dias 29 de setembro e 30 de outubro. Neste ano, a FELISB também será realizada nas unidades educacionais da rede municipal de ensino da cidade com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidade do universo escolar. O evento vai proporcionar aos mais de 80 mil alunos da rede, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), acesso ao conteúdo literário das maiores e principais editoras do Brasil.

A proposta da feira deste ano é potencializar os territórios de leitura da cidade através das Bibliotecas Escolares Interativas (BEIs) das Unidades Escolares, tendo-as como referência da cultura local, enfatizando as ações de fomento à leitura com toda a comunidade, o que envolve pais, alunos, professores, comunidade, bibliotecas escolares, integração de mídias e tecnologias e programas da Prefeitura.