Encontro no Nova Petrópolis faz a festa para os amantes do parkour

10 de Mar de 2016 Marcelo Dorador
Nesta modalidade, os praticantes devem percorrer a cidade, subindo em muros, pulando entre prédios e superando outros obstáculos

A Prefeitura de São Bernardo promove neste domingo (13), das 10h às 16h, o Encontro de Parkour. A atividade, gratuita, será realizada na Praça do Professor (Rua Giácomo Versolato, no Bairro Nova Petrópolis). O objetivo é promover a modalidade e unir os praticantes da cidade por meio de oficinas, palestras e atividades ao ar livre.

O parkour surgiu na França com Raymond Belle e teve prosseguimento com seu filho, o atleta e ator David Belle. O termo deriva do ‘parcours du combattant’, percurso de obstáculos proposto pelo treino militar daquele país. A palavra ‘parcours’ teve a letra ‘c’ substituída pela ‘k’ a fim de facilitar a pronúncia no mundo e, consequentemente, a divulgação do esporte.

A modalidade consiste, essencialmente, na superação de obstáculos utilizando o conhecimento do corpo humano e mente e o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, equilíbrio, concentração, determinação e coragem. Os praticantes realizam diversas atividades físicas, educando o corpo e compreendendo seus limites no processo.

A prática, ao mesmo tempo em que oferece grande liberdade aos praticantes, exige o mínimo em termos de equipamento: apenas calças leves, camiseta e tênis com sola aderente.

Durante os encontros no sábado, os participantes conhecerão a origem as origens históricas da modalidade.

O Encontro de Parkour é uma das atividades do programa Expresso Lazer, da Prefeitura de São Bernardo, que leva até as regiões da cidade, por meio de um caminhão adaptado, exporte e lazer.

Em caso de chuva, a atividade poderá ter seu horário alterado ou até ser cancelada.