Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Entenda como funciona o atendimento à saúde da mulher em São Bernardo

Entenda como funciona o atendimento à saúde da mulher em São Bernardo

01 de Mar de 2016 Ana Lucia Almeida
Nas UBSs são realizados todos os exames necessários para o acompanhamento ginecológico

O organismo feminino é complexo e requer uma série de cuidados específicos. Em São Bernardo do Campo, a intensificação das ações de conscientização sobre a importância dos exames preventivos é feita duas vezes por ano: em março, na Semana da Mulher, e em outubro, que é o mês da luta contra o câncer de mama, também chamado “Outubro Rosa”. Nas duas campanhas são agendadas mamografias e realizada a coleta do papanicolau.

Este ano, na semana de 7 a 11 de março, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo do Campo estarão concentradas para a realização do maior número possível de exames de prevenção do câncer do colo do útero. O Ministério da Saúde recomenda que a mulher se submeta ao teste pela primeira vez aos 25 anos. Caso o resultado for negativo, ela deve voltar a fazê-lo em um ano, e, se mais uma vez nada for detectado, repeti-lo a cada três anos.

Em São Bernardo do Campo, o atendimento e os exames preventivos voltados à saúde da mulher são oferecidos pela rede municipal durante o ano todo. Saiba como é o funcionamento e como usufruir dos serviços:

 

Porta de entrada

O município conta atualmente com 34 UBSs, que são a principal porta de entrada para a rede pública de saúde. Em 29 delas, o atendimento ginecológico é feito por dois especialistas – um no período da manhã e outro à tarde – que fazem consultas ambulatoriais de ginecologia e acompanhamento pré-natal durante todo o ano. 

As outras cinco UBSs funcionam no modelo de saúde da família tradicional, com médicos generalistas que atendem regularmente as mulheres tanto nas queixas ginecológicas como obstétricas (acompanhamento pré-natal). Entretanto, todos esses profissionais são matriciados por especialistas ginecologistas das UBSs, participando também das reuniões de educação trimestrais permanente organizadas pela coordenação da saúde da mulher. 

 

Exames

Nas UBSs são realizados todos os exames necessários para o acompanhamento ginecológico, como de prevenção do colo uterino (papanicolau), coleta de sangue e a solicitação de mamografia, ultrassom ou outros exames que são realizados por laboratório contratado pelo município. Os resultados são obtidos pelas pacientes, em média, em 20 dias. No caso de resultados alterados, as pacientes são encaminhadas ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), no Bairro Santa Terezinha, onde ficam os ambulatórios especializados.

Os exames de citologia oncótica (para diagnóstico do câncer de colo do útero) e mamografias são solicitados em todas as 34 UBSs e também no CAISM durante todo o ano.