Entenda como funciona o Plano Municipal de Cultura

21 de Jul de 2015 Secretaria de Cultura
Representantes das várias expressões e manifestações culturais se reúnem para a elaboração de demandas específicas

O Plano Municipal de Cultura (PMC) é o planejamento das ações das políticas culturais do município para os próximos 10 anos. É um documento que conterá todos os anseios e desejos dos setores culturais da cidade. Por meio da construção participativa, será elaborado a partir da organização e das propostas levantadas por representantes dos diversos segmentos culturais, da sociedade civil e dos funcionários públicos.

Representantes das várias expressões e manifestações culturais – como do circo, música, reggae, samba, metal, hip hop, patrimônio, capoeira, cultura jovem urbana, cultura popular, teatro, dança, leitura e literatura, audiovisual e artes visuais – se reúnem para a elaboração de demandas específicas. A Secretaria de Cultura acompanha duas plenárias de cada setor: uma de formação e outra para a coleta de propostas.

Nestes encontros, que devem acontecer até dia 31 de agosto, os representantes dos segmentos culturais realizam debates levando em conta alguns eixos temáticos: participação; gestão cultural; cultura digital; fomento, financiamento; difusão, fruição e acesso; formação; economia da cultura; economia solidária e memória e identidade.

Para que o PMC seja o mais representativo possível das reais necessidades culturais da população, o processo também está acontecendo nos Polos Culturais. Serão realizadas plenárias territoriais nas mesmas regiões nas quais a cidade é dividida durante o Orçamento Participativo (OP). No total serão 40 encontros divididos em plenárias preparatórias e de coleta de propostas, previstas para ocorrer em agosto e setembro. Nas plenárias de coleta de propostas haverá eleição dos delegados que participarão da 3ª Conferência de Cultura.

O processo de debate se encerrará em outubro, quando será feita a sistematização das propostas recolhidas em todas as plenárias setoriais e territoriais. Para ampliar ainda mais a participação da sociedade civil, o documento será apresentado na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece em novembro deste ano. É este o momento em que a minuta do plano será debatida coletivamente por todos os delegados eleitos nas plenárias setoriais e territoriais. A plenária final da Conferência será aberta e qualquer cidadão ou cidadã poderá acompanhá-la.

Por fim, o PMC, transformado em projeto de lei, deve ser enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal. Em breve será divulgada a relação de locais e datas para as plenárias territoriais. Participe você também!

Informações pelo telefone: 4336-8211.