Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Escola de Sustentabilidade: bons exemplos e respeito ao meio ambiente

Escola de Sustentabilidade: bons exemplos e respeito ao meio ambiente

26 de Jun de 2015 Vladimir Ribeiro
Escola de Sustentabilidade: um ano e bons exemplos de respeito ao meio ambiente

Trocar experiências e disseminar práticas ambientalmente responsáveis. Esses são os objetivos da Escola Livre de Sustentabilidade (ELS), da Prefeitura de São Bernardo, que realiza, gratuitamente, cursos, oficinas e outras ações, sempre com o objetivo de preservar o meio ambiente. Neste mês, quando completa um ano de atividade, a ELS já tem muito que mostrar.

Um exemplo é Jane Sakae Machado, professora aposentada que participou de algumas das atividades da Escola, como as oficinas de minhocário doméstico e de compostagem termofílica (decomposição da matéria orgânica, para a criação de adubo, por meio de fungos e bactérias que atuam em temperaturas elevadas).

Hoje, ela coloca em prática o que aprendeu em sua residência e tem planos de disseminar o conhecimento entre os moradores do Jardim Zanzalá, onde reside.  “Já montei em minha casa uma composteira de três estágios, além do minhocário, e posso usá-los como exemplos de experiências sustentáveis que deram certo”, disse.

Na composteira, Jane aproveitou alguns recipientes antigos que tinha para colocar terra, resíduos orgânicos (como restos de alimentos, cascas de frutas e folhas), serragem, entre outros componentes. “O resultado desse processo é adubo orgânico, que posso utilizar nas minhas plantas. Optei por fazer em três etapas, pois sempre terei esse fertilizante”, afirmou.

Já o minhocário utiliza o mesmo sistema da compostagem, feito em três recipientes diferentes. A diferença é que, nesse caso, as minhocas se alimentam dos materiais orgânicos, que são devolvidos ao solo, por meio das fezes, na forma de pequenas partículas. Esse material é chamado húmus, um poderoso adubo. “Em dois recipientes as minhocas podem circular e, no terceiro, fica o chorume orgânico, rico em nutrientes e sais minerais. É necessário diluí-lo em água antes de borrifar na horta”, explicou a professora.

Jane aproveitou as atividades da ELS, ainda, para aprimorar seus conhecimentos sobre sistemas de captação de água da chuva. Seu objetivo é instalar cisternas em sua casa e passar a usar a água para lavar o quintal, o carro e irrigar o jardim.

A professora também está concluindo a instalação de um viveiro de mudas. Esse espaço poderá ser compartilhado com os moradores da região, inclusive adquirindo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como o Manacá da Serra e a Quaresmeira Roxa.

Segundo Jane, essa não é a primeira vez que reúne amigos e vizinhos para promover atividades sustentáveis. “Também fiz algumas ações relacionadas à leitura de livros e revistas sobre o tema. Esse é mais um passo para sensibilizar as pessoas a terem atitudes que respeitem o meio ambiente”, salientou.