Estudantes de enfermagem visitam obras de combate às enchentes em SBC

09 de Nov de 2015 Cosmo Silva
Grupo conheceu piscinão do Paço, que terá capacidade para 200 milhões de litros de água, e galerias do entorno

“Acabar com as enchentes significa dizer, também, que a população não vai correr mais riscos de contrair doenças, como a leptospirose, por exemplo. Isso é pensar na qualidade de vida da população de São Bernardo em toda plenitude. E mais: quem passa ao lado e percebe o entorno do Paço, com tapumes, não tem a dimensão do que uma obra como essa significa para os moradores”, afirmou Luciene Ramos.

Ela estava no grupo formado por cerca de 40 estudantes de enfermagem da Escola Alpha, que conheceu, na manhã desta segunda-feira (9), as obras que estão em andamento no Paço Municipal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo, com intervenções em vários pontos da cidade.

Apenas na região central, estão sendo investidos, com a parceria do Governo Federal, mais de R$ 300 milhões para a construção de piscinão na área do Paço Municipal, que terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água, e de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, mas principalmente moradores e comerciantes do Centro, que há décadas convivem com os transtornos gerados pelas inundações.

A visita começou com uma vista geral da obra a partir do 18º andar do prédio sede da Prefeitura, no Paço Municipal. Depois disso, o grupo foi até o canteiro de obras do próprio piscinão, onde o secretário de Serviços Urbanos deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do reservatório e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento de água e todo o cronograma de intervenções.

“Realizar uma obra desse porte requer muito planejamento. Os moradores de São Bernardo podem ter certeza que estamos trabalhando intensamente para acabarmos de vez com as enchentes em nossa cidade. Quando finalizada, todos ganharão muito mais qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos..

Para a diretora da Escola Alpha, Luciene Ramos, o que está sendo feito em São Bernardo é pensar e planejar a cidade para as futuras gerações e, acima de tudo, investir na saúde dos moradores. Segundo ela, essas visitas são importantes para que os moradores fiquem por dentro do conjunto de obras que envolve o Programa Drenar.

O estudante Thiago Phelipe da Silva Cruz, de 17 anos e morador do Bairro dos Casa, foi taxativo: “agora eu entendi realmente a importância dessas obras. Conhecer de perto todo o processo e o quanto a população será beneficiada me fez mudar completamente o meu pensamento sobre essa intervenção”, ponderou.

Outras obras - Além da região central, outros pontos da cidade estão recebendo obras do Drenar. São outros R$ 300 milhões investidos em intervenções em bairros como Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo no Facebook.