Ex-atleta olímpica do Japão se surpreende com estrutura do Centro de Atletismo

17 de Fev de 2016 Marcelo Dorador
Professora de esportes coletivos e história do esporte na Universidade de Hiroshima também faz parte do comitê olímpico do país

O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, na Vila do Tanque, recebeu nesta terça-feira (16) a visita da ex-atleta olímpica do Japão Mikiko Sone, que participou dos Jogos de Montreal, no Canadá, em 1976, no salto em distância. Hoje integrante do Comitê Olímpico do Japão, Mikiko ficou surpresa com a estrutura à disposição dos atletas no equipamento esportivo de São Bernardo e considerado um dos mais modernos da América Latina.

Mikiko é atualmente professora de esportes coletivos e de história do esporte na Universidade de Hiroshima - Faculdade de Estudos Internacionais. Ela explicou que sua vinda ao Brasil tem como objetivo principal levantar dados para terminar livro no qual relata a proximidade entre os dois países na prática esportiva, antes da Segunda Guerra Mundial, e a reaproximação após a década de 1960. “Acredito que se não fosse o apoio entre os dois países, o Japão não receberia o voto para sediar as Olimpíadas de 1964, em Tóquio, e meu desafio é recuperar essa história.”

A ex-atleta foi acompanhada, entre outros, pelo ex-jogador de futebol Francisco Kazutoshi Yamaguchi, o Kazu, que residiu em São Bernardo até 1987 e onde passou por diversos times do futebol amador, como Triângulo, Palestra, DER e Olaria, além de integrar seleções da cidade como a de 1981, campeã da Copa João Ramalho. Kazu tem atuado como intérprete do grupo de japoneses que está em visita ao Brasil. Afinal, por causa do futebol ele se mudou para o Japão há pouco mais de 27 anos, e desde então sua história no país está ligada aos campos: atualmente é coordenador das categorias de base do Fukuyama, clube que trabalha na formação de atletas.

A visita permitiu ao grupo conhecer toda a estrutura do Centro de Atletismo, da área de treinamento indoor, administrativo e pista de treino. Alguns detalhes na construção do espaço foram notados por Mikiko, como a instalação de calha de água entre a pista gramada e a área emborrachada. “Isso é uma solução muito boa. No Japão a grama cresce e acaba tirando o tapete de borracha de posição, o que atrapalha o rendimento dos atletas. É um bom investimento”, disse.

No fim do encontro, questionada sobre que impressões levaria do equipamento para os colegas de atletismo no Japão, foi enfática: “Eu aprovo o que vi aqui, o local é excelente. Se pudesse opinar, diria que se trata de bom local de aclimatação da equipe de atletismo para a Olimpíada do Rio. E também parabenizo a recepção, todos foram muito gentis conosco.”

O Centro – Inaugurado em março de 2014, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integra a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo e está selecionada para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um dos equipamentos mais modernos da América Latina, conta com quase 30 mil m² de área construída e toda infraestrutura para receber competições nacionais e internacionais.

A pista, por exemplo, é certificada como nível 1 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês), e conta com iluminação, áreas para treinamento e imprensa e arquibancada coberta para 1.500 pessoas. Ao lado da pista há um prédio de três andares com áreas para treinamento e aquecimento coberto, além de diversas salas de apoio.

Foram investidos entre obras e equipamentos mais de R$ 32,5 milhões, divididos entre a Prefeitura de São Bernardo e Ministério do Esporte. A Caixa forneceu os materiais e ajuda no custeio e apoio dos atletas que treinam no local.