Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Exposição reúne pinturas de pacientes da rede de saúde mental de SBC

Exposição reúne pinturas de pacientes da rede de saúde mental de SBC

01 de Jul de 2015 Vladimir Ribeiro
Quadros serão apresentados a partir do dia 7 de julho, na Biblioteca Monteiro Lobato

Trabalhos de pacientes da rede pública de saúde mental de São Bernardo que participam das oficinas de Artes Integradas farão parte de exposição na Biblioteca Monteiro Lobato – Rua Jurubatuba, 1.415, no Centro -, a partir de 7 de julho. A mostra, que reúne cerca de 20 pinturas de seis pacientes, será levada para outros espaços públicos. 
Na exposição estão os trabalhos de Vitor Isuyoshi Yanazawa, Carlos Alexandre do Nascimento, Ciro Augusto Bezerra, Jacira Lacerda, Nilson Marcelino e Luis Cláudio Pinheiro. Todos participam das oficinas, que ocorrem semanalmente em sala cedida pela Pinacoteca de São Bernardo.
Durante as oficinas, os pacientes têm tema livre para desenvolver seus trabalhos, o que acaba mostrando um pouco de sua história e personalidade. “No início, os desenhos tinham riscos e cores fortes, o que pode mostrar um pouco do que essas pessoas viveram durante mais de 20 anos de internação em hospitais psiquiátricos”, exemplificou a monitora da oficina, Sueli Bomfim.
Ela explicou que, quando chegam à oficina, os participantes não sabem muito bem o que fazer, mas que aos poucos vão se soltando. “A ideia é deixar que eles coloquem a criatividade em prática. Caso queiram pintar, damos as técnicas necessárias”, disse.
Referência no atendimento mental – A rede de saúde mental de São Bernardo conta com unidades que oferecem tratamento com portas abertas, algumas funcionando 24 horas por dia, como os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSs). Três oferecem tratamento específico para dependentes de álcool e drogas (CAPSs AD) e um é direcionado para o público infantojuvenil.
Nas unidades, além de haver o acolhimento, também é feito, quando necessário, a inserção dos pacientes na rede de saúde. Nos fins de semana, o Pronto-Socorro Psiquiátrico dá retaguarda para as unidades, oferecendo o mesmo tipo de tratamento.
Outro diferencial é o protagonismo do paciente em seu tratamento, pois é ele, junto com os profissionais de saúde, que elabora o projeto terapêutico, o que contribuí para formular um atendimento que faça sentido para essas pessoas.
Além disso, o tratamento de São Bernardo busca a reinserção dos pacientes na sociedade. Para que isso ocorra, técnicos da rede trabalham com a territorialização – ações que incentivem os atendidos a conhecer a cidade e seu bairro –, programas de geração de renda, entre outras atividades.